quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Urbanização e saneamento da Lagoa Olho D'Água?


Na estrada de Curcurana, que liga Candeias a BR 101 sul, uma placa indicando a revitalização da Lagoa Olho D'Água - no mínimo curiosa - já está fazendo parte do cenário há mais de 5 meses. A placa informa que o canal Olho D'Água - que liga a lagoa a foz do Rio Jaboatão - está sendo dragado. Até aí tudo bem, normal que o canal seja dragado e que os sedimentos sejam retirados para evitar alagamentos, caso a lagoa transborde no inverno. O que eu não entendi é a parte que fala do "Revitalização, Urbanização e Saneamento integrado da Bacia do Olho D'Água". Que saneamento?

Que Urbanização? Que Revitalização?
Sabemos que todo o esgoto de Piedade, Candeias, Barra de Jangada, Curcurana, Pontezinha, Prazeres e parte de Boa Viagem vai para dentro da Lagoa Olho D'Água sem nenhum tratamento. Em seguida a água contaminada mata a fauna e a flora, assoreia a lagoa, contagia a população com doenças e - quando a maré enche - a lagoa joga boa parte da água contaminada na foz do Rio Jaboatão, que polui a praia de Barra de Jangada, Paiva e Candeias. Os banhistas (coitados) desinformados da poluição, tomam banho nessas praias extremamente tóxicas - pois a CPRH sequer sinaliza com placas os riscos de contaminação, que essas praias são impróprias para o banho.

Aí vem uma placa falsa informando que estão saneando o local? A mais pura mentira! Pode até ser que tenham feito um serviço mínimo de dragagem, pois quando passei há cerca de 3 meses pelo local, presenciei alguns homens com equipamentos de dragagem, mas dizer que estão saneado é - no mínimo - cinismo por parte do Governo do Estado. Sanear significa despoluir, fazer redes de tratamento de esgoto, urbanizar, etc. E isso, posso garantir a todos os leitores desse blog, ainda não está sendo feito!

Infelizmente o Governo do Estado costuma enganar a população com placas falsas, aumentando a importância e o objetivo da obra, para que a população pense que estão fazendo algo. Lastimável!

P.S. A foto foi retirada enquanto passava de carro no local. Como a estrada de Curcurana é muito estreita, sem acostamento e tem um tráfego intenso de veículos, não foi possível parar o carro para fazer uma foto mais enquadrada. Mesmo assim, na foto acima é possível comprovar o que foi dito aqui. O valor da obra não está aparecendo bem, mais está escrito na placa que a obra custou um pouco menos de R$ 300 mil reais. Vocês acham que esse valor dá pra fazer tudo o que é dito na placa, tendo em vista a dimensão de 375 hectares de espelho d'água da Lagoa?

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá,
acho que a lagoa além de revitalizada, que é muito importante, deveria ser feito ali como é a Rodrigo de Freitas no Rio!!! E plantar árvores ,muitas árores porque nosso clima é muito quente e o planeta pede oxigenio.
PEÇO,POR GENTILEZA, SE POSSIVEL, ME PASSAR UM EMAIL PARA FALR COM O PREFEITO DE JABOATAO. NO SITE,O EMAIL VOLTA (= as outras gestões) e na listagem dos secretarios,NENHUM TEM EMAIL! Como pode no mundo de hoje,prefeitura e secretariso sem email para falar com o povo.
OBRIGADA
Suely

Lagoa Olho D'Água disse...

Olá Suely, infelizmente não tenho os contatos do prefeito e dos secretários. Realmente os site da prefeitura é antigo, está registrado no nome de uma pessoas física (pasme!!!), foi feito na adm. anterior e - o pior - não funciona e nem é atualizado. Já li, através da imprensa, que o site estará, nos próximos meses, passando por uma re-estruturação. Talvez, até outro site seja criado.

Aconselho que vc procure diretamente a prefeitura para entrar em contato. Pelo menos por enquanto.

espero ter ajudado.

obrigado pela visita e participação. Continue opinando.

abraço
Herbert Ferandes