terça-feira, 19 de março de 2013

Risco à saúde: Lama retirada da poluída Lagoa Olho D'água está sendo vendida para aterro


Imagem feita agora a tarde pelo nosso blog mostra trabalho de retirada do material do Canal de Setúbal
Funcionários da empresa contratada pela prefeitura de Jaboatão para remover a lama, lixo e terra do canal de Setúbal (que passou por limpeza nos últimos dias), estão vendendo o material retirado do canal, localizado as margens da poluída Lagoa Olho D'água. Os compradores são moradores da região, que pagam o equivalente a R$ 100 pela caçamba do material duvidoso. 

Os compradores utilizam o material (uma espécie de terra preta de consistência pastosa) como aterro, ignorando o risco que este material pode trazer a saúde, já que a lama retirada está provavelmente contaminada por substâncias tóxicas provenientes do esgoto lançado in natura na lagoa.  Além disso, o material possui alto teor de sal, o que pode comprometer as construções. Pela lógica, todo sedimento retirado do canal e da lagoa deveria ser descartado em local adequado, não ser vendido a população, como está acontecendo. 

No Rio de Janeiro, por exemplo, quando foi feita a dragagem do Canal do Fundão (na época tão poluído como a Lagoa Olho D'água é hoje), todo sedimento retirado foi utilizado como aterro. Mas lá, o material foi isolado em espécies de bolsões de plástico gigantescos, depois compactado e protegido por uma camada grossa de concreto, isolando o material do contato humano. 

Será que a prefeitura de Jaboatão tem noção do perigo e de que isto está acontecendo? 

Nenhum comentário: