quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Repercusão: Lagoa Olho D’água é discutida em audiência pública na Alepe

Por Felipe Leite, assessoria da prefeitura de Jaboatão

Na ocasião foram expostos os encaminhamentos que estão sendo dados para o início das obras na lagoa
 
A lagoa Olho d’água, que fica situada em Jaboatão dos Guararapes, é a maior lagoa urbana do Brasil, chegando a ter duas vezes o tamanho da lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. Para discutir temas relacionados à requalificação da lagoa, foi realizada na manhã da última quarta-feira (31/08) uma audiência pública, no plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

“A lagoa é um ambiente público que deve ter um tratamento visando à revitalização, para dar a ela uma utilidade prática. Ela tem um potencial turístico, econômico e social que precisa ser trabalhado. A Prefeitura está fazendo sua parte, mas a gente entende que eles não tem fôlego para uma obra desse porte, por isso esperamos que com essa audiência pública o Governo do Estado faça sua parte para articular essa obra”, explicou o deputado José Humberto Cavalcanti, presidente da comissão de Meio Ambiente da Alepe.

A audiência pública foi solicitada pelo deputado estadual Betinho Gomes (PSDB). Ele ressaltou a importância do momento. “Foram levantadas informações importantes. A gente pôde ver os dados levantados pela Prefeitura de Jaboatão que ajudarão na resolução do problema. O intuito maior é garantir o desenvolvimento sustentável, visando também o potencial turístico e econômico”, disse.

A secretária de Desenvolvimento da Cidade, de Jaboatão dos Guararapes, Fátima Lacerda, ressaltou que o Plano de Macrodrenagem do município é um diagnóstico e está aberto às discussões. “A gestão não está fazendo um desenho bonito, mas está criando um ambiente para que possa ser desenvolvido de forma sustentável, proporcionando um ambiente propício ao crescimento”, reforçou.

O presidente da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), Nilton Mota, enfatizou a importância da audiência para esclarecer sobre a lagoa. “Temos discutido muito sobre esse projeto. A obra é um tanto complexa. As ações estão acontecendo na sua normalidade, com a construção do habitacional”, ressaltou.

Mota ainda explicou que o estudo já está sendo elaborado com as exigências ambientais. “Os estudos estão bem adiantados. No final de outubro apresentaremos o Plano de Desenvolvimento Sustentável da lagoa Olho D’água, que trará de volta o potencial que a lagoa pode ter. O plano apontará ações, investimentos e prazos. A expectativa é de que sejam investidos R$ 50 milhões e o início da licitação será imediato”, afirmou.

Nenhum comentário: