quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Elias Gomes decreta Situação de Emergência na Orla de Jaboatão

O anúncio foi feito no início da noite desta quarta-feira (31/08) no terraço do hotel Golden Beach, uma das áreas afetadas pelo avanço do mar

Por Felipe Leite, da assessoria PMJG

 Imagem cedida pela prefeitura mostra fortes ondas na praia de Piedade na tarde de hoje

No final da tarde desta quarta-feira (31/08), o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, assinou o decreto instituindo Situação de Emergência, na orla do município e na foz do Rio Jaboatão. O motivo do decreto são os altos níveis que a maré tem registrados, com média entre 2,5 a 2,7 metros, atingindo os edifícios e casas da orla do município.

“Decretar situação de emergência é uma obrigação do município quando se há uma situação como esta, em que muitas pessoas correm o risco iminente de uma catástrofe. Com esse decreto vamos dar celeridade às obras de manutenção para garantir a maior segurança dos moradores”, reforçou Elias Gomes.

“O muro do meu prédio, o Ibiza, está ameaçado. Foi atingido pelas águas nessa madrugada e hoje de tarde”, relatou Fernando Lira, morador da orla e ex-Ministro da Justiça.
“A gente está temeroso por conta da maré alta de agosto. O que esperamos é que a CPRH agiliza o processo. A prefeitura está fazendo sua parte e reconhecemos isso, aguardamos agora que a CPRH e o Governo do Estado façam sua parte. Acreditamos na sensibilidade do Estado e esperamos ter em breve nossa orla de volta”, disse Guilherme Velho, Presidente da Associação Amigos da Orla.
Com a situação de emergência o município fica munido de poderes para prestar socorro às vítimas em propriedades particulares, sem necessidade de autorização e poderá evacuar imóveis com risco iminente de catástrofes. O decreto ainda dá maior celeridade a obras emergenciais que necessitam de serem executadas imediatamente, como a colocação de pedras e manutenção dos muros de contenção.

AVANÇO DO MAR
Jaboatão é o município do Estado que tem o projeto de contenção do avanço do mar mais acelerado. O próximo passo será a entrega do projeto executivo à Companhia Pernambucana de Recursos Hídricos (CPRH), para cumprir mais uma exigência feita por eles e garantir o início das obras.

“Todos os estudos foram apresentados à CPRH junto com o projeto conceitual. Depois de tudo entregue o CPRH solicitou o projeto executivo, que já está pronto e até sexta-feira será encaminhado à Agência de Meio Ambiente (CPRH) e se tudo transcorrer bem em dezembro assinaremos a ordem de serviço para o início das obras. Com isso, até o final do primeiro semestre de 2012 teremos a obra concluída”, disse Elias Gomes.

Com a obra pronta, todos que frequentam ou moram na orla, terão devolvidos 60 metros de faixa de areia na maioria dos pontos e nos pontos mais críticos 40 metros.

Nenhum comentário: