quarta-feira, 20 de julho de 2011

Toda vez que chove, canal da Rua João Fragoso de Medeiros transbora e deixa moradores ilhados

Imagem: Renata Maria
Canal da Rua João Fragoso de Medeiros, em Candeias - Jaboatão

Quem vive no Conjunto Habitacional Dom Hélder Câmara (e comunidades próximas) reza para não chover, pois além de terem que enfrentar as ruas esburacadas do local, ainda precisam conviver com os alagamentos sem fim. Na última segunda-feira, nosso blog registrou a  situação dos moradores que precisam conviver com esta dura e perversa realidade. 

Na Rua João Fragoso de Medeiros (no trecho perto da lagoa), por exemplo,  ninguém aguenta mais ter que viver com o transbordamento do canal que passa pela rua. Basta uma chuvinha mais forte, como a que caiu neste final de semana, que o canal transborda e deixa os moradores ilhados e expostos a todo tipo de doença e constrangimento. E a água demora dias para baixar...

Os alagamentos acontecem na área porque a Lagoa Olho D'água está assoreada. Em virtude do assoreamento a lagoa perdeu sua profundidade natural, que deveria ser de 8 metros, em média. Hoje a Lagoa Olho D'água possui apenas 80cm. Resultado: quando chove, os 7 principais canais que desembocam na lagoa sofrem refluxo para a área urbana, causando os alagamentos.

No mês de março deste ano, o prefeito de Jaboatão, Elias Gomes, prometeu que em 60 dias faria a dragagem de trechos da lagoa, com o intuito de facilitar a drenagem dos bairros da zona sul de Jaboatão. De acordo com o prefeito, as obras seriam executadas com recursos do município e seriam inclusas no pacote de obras emergenciais em virtude das chuvas, o que agilizaria o processo. O prazo para iniciar a dragagem se encerrou no último dia 12 de Julho e até agora nenhuma ação de dragagem foi iniciada. 

Será que essa dragagem vai entrar na lista das promessas não cumpridas? Nosso blog e a população esperam que não...


Nenhum comentário: