sexta-feira, 15 de julho de 2011

Presidente do PTB Jaboatão volta a criticar gestão tucana, cobra promessas e diz que Elias Gomes perdeu a credibilidade

Tenho, ao longo desses últimos trinta anos, acompanhado o crescimento do nosso município de Jaboatão dos Guararapes, tanto no aspecto social como no econômico. Vivenciar uma cidade significa conhecer sua história, convivendo com seus problemas, mas discutindo suas potencialidades. É curtir seus encantos naturais, participar de seus movimentos sócios culturais, é respeitar seu povo, suas lideranças e assimilar suas particularidades.

Na primeira semana deste mês de julho, o prefeito de nossa cidade encaminhou uma “Mensagem aos Servidores”, ressaltando seus feitos junto ao funcionalismo público municipal. Inicia sua carinhosa redação afirmando “Quem mora em Jaboatão dos Guararapes... já sente que a cidade está mudando para melhor. 

Percebe as ações que estão transformando o até então ACANHADO MUNICÍPIO EM UMA GRANDE CIDADE”. Frase típica de alguém que, não tendo a menor relação social, histórica, nem econômica com o município, tenta denegrir a imagem da própria cidade que dirige, visando tornar-se o salvador da pátria, iludindo a população com atos administrativos, unicamente, voltados para o exibicionismo.

Cidade problemática, sim. Acanhada, não. Problemática, por conta das diversidades geográficas, culturais, econômicas e políticas dos distritos que a compõem. Problemática, pelo descaso da atual administração que abandonou sua malha urbana, sempre carente de demandas de uma sociedade, cada vez mais esclarecida. Acanhada, só na consciência daqueles que a utilizam para fins político eleitoreiros.

Como contribuinte, morador, cidadão, dirigente partidário e “amante” desta cidade, por questão de coerência, sempre desejei que obras públicas, de interesse da coletividade, fossem aqui realizadas. Independente do gestor ou do partido político. Receio, no entanto, que as necessidades de nossa cidade tornem-se apenas, objetos de programas demagógicos, tão comuns em períodos pré-eleitorais.

Aqui, estamos sendo testemunhas de várias apresentações de planos de obras. Na campanha eleitoral, o então candidato, Elias Gomes, assumiu o compromisso de pavimentar 1.000 (mil) ruas, construir uma maternidade municipal, implantar 40% (quarenta por cento) de saneamento na cidade, dentre outros sonhos. No início da gestão, ampliou seus compromissos no sentido de executar a obra contra o avanço do mar, a dragagem da Lagoa Olho D’Água, revestimento de canais, melhorias estruturais no sistema viário, etc.

Estamos no penúltimo ano de governo. Exatamente, daqui a um ano, tem-se o início do processo eleitoral para escolha do prefeito e de vereadores. “Coincidentemente” o nosso gestor, usando, como de costume, a grande mídia, vem apresentar mais um plano de obras, totalizando um gasto previsto de R$ 71.470.011,00 (setenta e um milhões, quatrocentos e setenta mil e onze reais), valor arrecadado com o abusivo aumento do IPTU, principalmente da população mais pobre.

Ressalte-se que, o referido plano só contempla 227 (duzentos e vinte e sete) ruas, das 1.000 (mil) prometidas; não inclui a maternidade, a obra contra o avanço do mar (era para fevereiro/2011), e nem a dragagem da lagoa (prevista para julho/2011). Saneamento? Nem pensar. A inoperância para a conclusão das obras já iniciadas é uma realidade. Criaram super secretarias, removeram servidores, culparam empresas, crucificaram o baixo escalão, mas nada anda.

Infelizmente, na administração pública não foi pensado, ainda, a contratação de uma figura que, com certeza, está faltando na atual administração de Jaboatão: CREDIBILIDADE. Por favor, prefeito, arranje, urgentemente, este instrumento, para que, nós contribuintes, possamos crer que o senhor esteja se propondo a cumprir seu dever de casa.


Por Luiz Carlos Matos
Presidente do PTB - Jaboatão dos Guararapes
Pré-candidato a prefeitura de Jaboatão em 2012

2 comentários:

DJALMA JUNIOR disse...

Concordo plenamente. Um governo de muita conversa e pouca ação. É uma falta de respeito com o povo de Jaboatão o prefeito usar a expressão "acanhado município". Jaboatão é uma cidade de porte, complexa e com suas peculiaridades. Apenas não teve sorte com os políticos que passaram por aqui.

olivia disse...

Infelizmente o senhor tem razão, o prefeito nos decepcionou. A nossa grande cidade merece respeito e grandes obras.