sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Criadouros clandestinos na Lagoa Olho D'água põem em risco saúde da população

 Pocilga clandestina: moradores denunciam que animais são abatidos na lagoa, sem as mínimas 
condições de higiene e a carne é vendida nas feiras livres de Jaboatão 
.
Com o passar dos anos, a imagem acima vem se tornando cada vez mais freqüente na Lagoa Olho D'água: criadouros clandestinos se multiplicam sem timidez. Porcos, bovinos, aves e tudo que se possa imaginar é criado irregularmente nas margens da lagoa, sem as mínimas condições de higiene.

Como não existe nenhuma fiscalização dos órgãos ambientais e de saúde do município ou do Estado, a carne desses animais, provavelmente contaminada, é vendida nas principais feiras livres. "Os animais são abatidos aí mesmo (dentro da lagoa) e depois vendidos nas feiras da cidade" - denuncia um morador que preferiu não se identificar por medo de represálias. 

Além do risco à saúde das pessoas que consomem a carne desses animais, os moradores reclamam que muitos criadores abandonam os bichos doentes para morrer nas margens da Lagoa, gerando um outro problema: os cemitérios de animais que nunca acabam. "Alguns animais são jogados já mortos, outros definham até morrer. Se a prefeitura fiscalizasse esses criadores, com certeza esse problema dos cemitérios de animais acabaria aqui na lagoa" - desabafa outro morador. 

Sem fiscalização do poder público, cemitérios de animais na Lagoa Olho D'água,
em Jaboatão, são cada vez mais freqüentes
.
Procurada pelo blog, a prefeitura de Jaboatão informou que não tem como evitar que os animais mortos sejam jogados na lagoa. Eles informaram que é necessário que os moradores entrem em contato com a limpeza urbana do município para solicitar a retirada dos animais. 

Bom... isso já vem sendo feito há dez anos. Não seria mais fácil a prefeitura de Jaboatão seguir o conselho dos moradores e fiscalizar os criadores? Evitaria que a carne contaminada fosse vendida, o Estado economizaria com saúde e acabaria de vez com os cemitérios. Mas como o problema é escondido na lagoa abandonada pelo poder público... pra que fazer algo com seriedade? Algo superficial, como sempre vem sendo feito por essa administração, parece ser suficiente! Que pena!

Nenhum comentário: