terça-feira, 17 de março de 2009

Projeto de Revitalização da Lagoa Olho D'Água é apresentado em Fórum Ambiental de Jaboatão


Último Sábado, 14/03, a câmara de vereadores de Jaboatão, realizou o I Fórum Jaboatão Verde. A iniciativa do Partido Verde (PV) transcendeu a politicagem alienadora dos governos anteriores, estimulando o debate e estabelecendo um novo marco positivo na história da democracia de Jaboatão dos Guararapes.


Com a participação de especialistas, cientistas, estudantes, população, ONGs, governantes de partidos diversos, etc, o Fórum expôs e debateu os três maiores problemas ambientais e sociais da cidade: Lagoa Olho D'Água, Lixão da Muribeca e Avanço do Mar. Entre os presentes estavam o prefeito de Jaboatão, Elias Gomes e o Secretário de
Meio Ambiente, Márcio Mendes.

O Diretor Presidente da CEHAB, Amaro João, também compareceu, apresen
tando em 1ª mão, o projeto de Revitalização da Lagoa Olho D'Água. Segundo Amaro João, todos os contratos referentes a 1ª e 2ª etapa das obras, que custarão mais de 110 milhões de reais (oriundos do PAC) já foram assinados, ou seja, dessa vez a obra vai sair do papel.

REVITALIZAÇÃO DA LAGOA OLHO D'ÁGUA

Abaixo vou resumir o que o Diretor da CEHAB, João Amaro, falou sobre a revitalização da lagoa. Posteriormente, assim que eu consegui um encontro com o presidente da CEHAB, (continuem visitando o blog) estarei postando o projeto detalhadamente. De acordo com João Amaro, o projeto será dividido em 2 etapas:

A primeira etapa já começou. Primeiramente foi feito todo o
trabalho de pesquisa sócio-ambiental da região. Já de posse desses dados, o Governo do Estado estará (sem data definida ainda) desapropriando as moradias irregulares num raio de 100 metros da Lagoa Olho D'Água (de acordo com a lei ambiental). O cadastramento das famílias começará em Abril.

Enquanto as famílias são cadastradas, um conjunto habitacional será construído no Bairro de Cajueiro Seco, num terreno já adquirido pelo Governo, onde funcionava uma antiga fábrica de postes. Serão 1055 habitações, mas esse número pode chegar até 3000. O prazo de conclusão é de 18 meses, contados a partir do início das obras, provavelmente em Abril desse ano.

Quando as famílias forem relocadas, serão iniciadas as obras de urbanização. A prioridade será na parte leste da Lagoa, nas áreas com maior índice de alagamentos (existe um mapa que em breve estarei divulgando). Serão construídas praças, vias de acesso, equipamentos de lazer e quadras poliesportivas. A verba garante ainda a construção de estações de tratamento de esgoto e, segundo João Amaro, toda a água dos canais será tratada antes de desembocar na lagoa ou no mar. Estudos ainda estão sendo feitos para determinar qual será a forma mais adequada de dragagem da lagoa. O que foi dito até o momento foi que a lagoa será dragada e que as margens irregulares serão aterradas com o objetivo de melhor delinear o espelho d'água, otimizando o espaço. O prazo de dragagem não foi mencionado na exposição do projeto, durante o Fórum.

DADOS SÓCIO-AMBIENTAIS DA LAGOA OLHO D'ÁGUA



Como já foi dito, o Governo pesquisou todos os dados sócio-ambientais da região, colhendo dados extremamente importantes da população ao redor da Lagoa Olho D'Água. Durante o Fórum consegui anotar alguns e estou passando para vocês aqui no blog em 1ª mão:

  • Área da Lagoa: 3,75 Km²
  • Profundidade média - 1 metro (devido assoreamento)
  • 1 Canal liga a lagoa ao mar - Canal Olho D'Água
  • Relevo - alagadiço, desfavorável à habitação.
  • Domicílios ao redor da Lagoa - 13.602
  • População total - 52.456 habitantes
  • Alfabetizados - 36.714 habitantes
  • Não alfabetizados - 9.620 habitantes
  • Renda até 3 salários mínimos - 7.554 habitantes
  • Renda superior a 3 salários mínimos - 2.819 habitantes




7 comentários:

cris disse...

Sei que devemos prezervar o meio ambiente isso é correto. mais tenho meu ponto de viste que em vez de gastar abisurdo de dinheiro nessa obra é muito melhor limpar a lagoa e colocar rede de esgoto e fazer uma vila onde todos possa morar e viver bem. Tem muita gente que nem tem trabalho e vevi dessa lagoa em pescar porque vcs prefeito em vez de gastar com obras de muito valores pode fazer dessa lagoa um meio de pesca para aqueles que não tem um trabalho essa é minha grande opinião, temos que prezervzr sim mais temos primeiro que pensar que desse jeito vai tirar um direito que essas pessoas tem paraa colocar em sua mesma o seu sustento, lutem para fazer um lugar de pescar onde todos viva bem.
Espero que vcs tenhas consciência do que vai fazer em vez de prometer uma grande obra e não terminar, e sim de limpar e fazer um lugar para pesca.

Anônimo disse...

gostaria de ter um conhecimento maior do projeto para essa revitalização, pois sei que existem 3 objetivos nele: 1º dar status a quem conseguir realizá-lo, 2º conseguir aqueles financiamentos que por que tenha dinheiro sempre falta e por último se der tempo beneficia aos mais carentes, desculpem-me a sinceridade, mas é fato, embora isso tenha condições de mudar, basta vocês que detém o poder querer!

Anônimo disse...

' Mii ajudoou muitooo esse blog fiz todo o trabalho nele fui a lagoa do nautico ii vi a situaçao ... :( valeu blog nunca pare de escrever )

Anônimo disse...

moro na lagoa olho d,agua e nao vi ate agora nada a respeito disso de revitalizaçao.

Unknown disse...

gostaria que as associações e conselho de moradores se posicionem em favor dos moradores das áreas ribeirinhas a lagoa e não se vendam para nenhum orgão público ou façam conchavos em troca favores pessoais pois ja andam comentando por aí que ja existe lideranças fazendo esto com o pessoal da CEHAB!!!!!!!

luiz disse...

onde realmente e esse projeto e em jaboatão ou barra de jangada? respodena e galera manda a resport >sabrina782011@hotmail.com manda a resporta obrigado

Joane disse...

Moro perto das pessoas que foram cadrastada e algumas ja foram para o apartamento e as que não foram cadrastada tambem vai sair, mesmo não morando 100 metros da lagoa olho d'agua. Estou esperando resposta:joane-300@hotmail.com