terça-feira, 9 de julho de 2013

Saneamento: Engorda da orla torna visível esgoto nas praias de Jaboatão

         Imagem: Mariano D'Oliveira (Reprodução Facebook)
Esgoto corre a céu aberto em trecho da orla da praia de Candeias, em Jaboatão


A engorda da orla de Jaboatão vem trazendo a tona problemas que há muito tempo nossos gestores públicos vem escondendo debaixo do tapete, como a questão do saneamento básico. Jaboatão, a segunda maior cidade de Pernambuco, por exemplo, possui apenas 1,7% de esgoto coletado e tratado, o que torna nosso município o 3º pior do Brasil em oferta de saneamento básico, de acordo com estudos publicados no ano passado pelo Instituto Trata Brasil, com base em informações coletadas do Sistema Nacional de Informação sobre Saneamento (SNIS).
O internauta Mariano Neto publicou no Facebook imagens de um trecho da praia de Candeias, nas imediações da antiga Candelária, onde a praia já foi recuperada, totalmente aterrada, mas o esgoto continua escoando ao ar livre, formando uma verdadeira cratera na areia recém colocada - "Fazer engorda da orla e manter esgoto derramando no mar pode Prefeitura?", questiona o internauta. Mas este não é um caso isolado e em outros trechos da orla de Jaboatão o esgoto dos condomínios de alto padrão é lançado irregularmente no mar. 

O problema do esgoto em Jaboatão não é de hoje, é histórico e foi negligenciado por todos os gestores que até o momento passaram pela cidade. Ano passado, a prefeitura de Jaboatão teve a oportunidade de  discutir novas alternativas para este problema, quando a concessão da estatal Compesa venceu e a prefeitura poderia não renovar o contrato, buscando outras alternativas viáveis. Mas sem discutir com a população, o atual prefeito Elias Gomes renovou por mais 30 anos com a Compesa. 

Como contrapartida, a Compesa prometeu investir quase R$ 1 bilhão em Jaboatão nos próximos 10 anos, chegando neste período a quase 100% da área urbana saneada. O problema é que os investimentos em Jaboatão só devem começar a partir de 2016, através de uma Parceria Público Privada (PPP) firmada no início deste ano entre Compesa e empresas do setor privado. Mesmo assim, os projetos de saneamento em Jaboatão ainda não estão detalhados e existem dúvidas se o município conseguirá vencer o desafio de estar 100% saneado até o ano de 2026. 

Ciente do problema, em 2008, a questão do saneamento básico foi umas das promessas de campanha do atual prefeito de Jaboatão. Na época, Elias Gomes prometeu que em 4 anos, Jaboatão estaria 40% saneado (veja vídeo abaixo). Apesar do compromisso público, amplamente divulgado na época eleitoral, quase nada foi feito e Jaboatão continua com índices alarmantes na área de saneamento básico, ainda longe de serem resolvidos.

Nenhum comentário: