terça-feira, 9 de julho de 2013

Operação inverno: Limpeza de canais segue em Jaboatão

Limpeza do Canal de Setúbal
Apesar a operação inverno deste ano em Jaboatão não chegar nem perto da operação do ano passado (ano eleitoral), a prefeitura segue limpando os canais da cidade... Semana passada, por exemplo, a prefeitura iniciou a limpeza do canal da Rua Aniceto Varejão, um dos principais de Jaboatão e que sempre transbordava quando chovia de tanto mato e lixo acumulado (o canal estava há mais de 1 ano sem limpeza).

De acordo com a prefeitura, o trabalho de limpeza tem como objetivo facilitar o escoamento da água das chuvas e a promessa é que a ação de limpeza se estenda ainda esta semana a outros canais, como o canal do Rio das Velhas, das Regionais Guararapes, Praias e Muribeca, incluindo o canal da Mariana, onde o trabalho deverá ser manual pela dificuldade de acesso das máquinas.

A prefeitura informa ainda que o prazo de conclusão de limpeza  de todos o canais do município será em 22 de agosto, ou seja, quando o inverno estiver quase no final. 

A expectativa é de que mais de 10 mil toneladas de lixo e resíduo sejam retirados dos canais de Jaboatão. Número alto, que poderia ser bem menor se a população colaborasse e não jogasse lixo em qualquer lugar. Mas infelizmente os índices sociais de Jaboatão favorecem esse comportamento nada cidadão. Será que não está na hora do município investir em mais educação e programas de conscientização?

Lama -  moradores das proximidades do canal da Rua Aniceto Varejão, em Piedade, reclamam que depois que a prefeitura de Jaboatão começou a limpeza do canal da comunidade, a situação das ruas que já estavam cheias de lama e inacessíveis piorou. 

De acordo com as denúncias, as máquinas  e caminhões  da prefeitura que transitam pela comunidade fazendo a limpeza do canal são a causa do agravamento do lamaçal. Eles pedem a prefeitura de Jaboatão a urgente recuperação das ruas. E com toda razão, pois a prefeitura poderia ter feito o trabalho antes do início das chuvas, o que causaria menos transtornos.

Nenhum comentário: