sexta-feira, 12 de julho de 2013

Saiba como participar da consulta popular que acontece hoje (12) em Jaboatão

Além das 500 urnas, cidadão poderá opinar pela internet

Apesar das críticas vindas do legislativo e de vários setores da sociedade, a prefeitura de Jaboatão resolveu manter a consulta popular (caixinhas de sugestão), que tem como objetivo ouvir a população sobre as necessidades de Jaboatão. A ideia surgiu após a onda de manifestações que se espalhou pelo Brasil.

De acordo com a prefeitura, a consulta popular começa hoje (12) e serão espalhadas mais de 500 urnas em todo o município, em parceria com o TRE. Na cédula de papel, existirão 12 opções, onde o cidadão poderá marcar "X", além de um espaço em branco para sugestões. Todo o processo, de acordo com a prefeitura, deverá ser acompanhado por movimentos sociais e pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A consulta começa às 8 horas e deve ser finalizada às 17h. Nas estações de metro, a consulta popular começará às 06 da manhã.

Poderão participar cidadãos maiores de 16 anos e será necessária a apresentação apenas de carteira de identidade. A prefeitura explica ainda que cada cidadão terá direito a opinar uma única vez. 

Votação pela internet e plenária popular - Terminado o processo de consulta popular, as urnas com as sugestões da população serão levadas à sede da Prefeitura, para apuração. A prefeitura promete analisar todas as sugestões.

O cidadão que não puder comparecer a um dos locais de votação, terá a oportunidade ainda de votar pela internet, acessando o site da Prefeitura (www.jaboatao.pe.gov.br). Ele terá a cesso a um banner para votação (já está disponível). 

Em seguida, em data a ser definida, os jaboatanenes serão novamente convocados, dessa vez para a Plenária da Cidade, que Elias Gomes está chamando de “o grande encontro da democracia e da cidadania” de Jaboatão dos Guararapes, quando serão definidas as propostas a serem implementadas. A intenção do gestor é que seja constituído um espaço permanente de acompanhamento das ações.

Para conferir todos os locais onde você poderá opinar na consulta popular, clique AQUI.

Nenhum comentário: