sábado, 13 de julho de 2013

Consulta popular teve participação de 9,43% da população de Jaboatão

Imagem: Marcelo Ferreira (divulgação)
A consulta popular realizada em ontem (12) em Jaboatão, que disponibilizou mais de 500 caixinhas de sugestões em todas as regionais do município, teve a participação de 9,43% da população. Foram contabilizadas 66 mil sugestões, de acordo com informações da prefeitura. 

Para sugerir e responder as 12 perguntas pré-estabelecidas, referentes a saúde, educação, entre outros temas, era preciso ser maior de 16 anos a apresentar documento de identidade. As sugestões também puderam ser feitas pela internet, através do site da prefeitura.

De acordo com a prefeitura, todas as cédulas serão contabilizadas e analisadas até a próxima quarta-feira (17/07). Em seguida, a prefeitura promete atender as demandas. 

Gastos com a consulta -  de acordo com o secretário de comunicação da prefeitura de Jaboatão, Jorge Lemos, foram gastos R$ 20 mil reais com a produção do evento e toda a comunicação foi feita internamente, sem a contratação de uma agência de comunicação, o que elevaria os gastos num momento em que o município enfrenta baixa arrecadação e dificuldade em investir. Apesar do valor parecer pequeno, cerca de 10 mil pessoas trabalharam na organização da consulta popular, entre funcionários da prefeitura, seguranças e voluntários. Esses gastos não foram contabilizados nem divulgados. 

Críticas - A ideia de realizar uma consulta popular em Jaboatão surgiu no momento em que o Brasil enfrentava o ápice das manifestações populares e está sendo vista como uma estratégia do atual prefeito, Elias Gomes (PSDB), para acalmar os ânimos na cidade, que apesar de ser a 2ª maior do Estado, possui números sociais considerados baixos, além de infraestrutura precária.

Só para se ter uma ideia, Jaboatão possui cerca de 700 mil habitantes e apenas 1,7% de coleta e tratamento de esgoto. De acordo com números do IBGE de 2010, mais da metade da população do município (54%, o que corresponde a aproximadamente 370 mil pessoas)  vive com menos ou até 1 salário mínimo mensal. 

Na educação, Jaboatão também não vai bem e 38% da população não tem qualquer grau de instrução ou apenas o ensino fundamental incompleto (menos que a 4ª série primária). 

Já o número de desempregados no município chega a 40 mil pessoas, o que corresponde a cerca de 13,6% da população. O índice de desemprego no Estado de Pernambuco é de cerca de 6,5%. 

Jaboatão aparece ainda no ranking entre as 100 cidades mais violentas do Brasil, ocupando a 4ª posição entre as cidades com mais de 300 mil habitantes (estudo do  Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA - de 2013). 

* Atualizado às 12h37 com a correção do ranking da violência. 

Nenhum comentário: