sexta-feira, 21 de junho de 2013

Jaboatão terá 200 ônibus novos e 27 km de corredores exclusivos, promete prefeitura

Imagem: divulgação
O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, anunciou na manhã desta sexta-feira (21/06), uma série de medidas que pretendem melhorar a mobilidade e o transporte público de passageiros no município.


Entre as medidas anunciadas estão intervenções no sistema viário, com a criação de 27 Km de corredores exclusivos para ônibus e vans nas avenidas Arão Lins de Andrade, em Prazeres; Ayrton Senna e Bernardo Vieira de Melo, que cortam Piedade e Candeias; Presidente Kennedy, que corta Candeias e Barra de Jangada e é a continuação da Ayrton Senna, além do Eixo da Integração da Muribeca.

“Essas medidas representam a continuidade de um conjunto de ações que já foram realizadas pela Prefeitura. Inicialmente, tiramos mais de 300 operadores de transporte clandestinos de circulação. Já temos uma parceria com o Banco do Nordeste (BNB) para o financiamento de 200 novos ônibus que terão rampas de acesso para pessoas com deficiência e serão equipados com o que há de mais moderno em termos de equipamento de segurança”, prometeu o prefeito Elias Gomes.

Ainda segundo o gestor, 60% das estradas em que o transporte coletivo circulava não tinham as ruas pavimentadas. “Hoje, 90% das estradas já são pavimentadas e até o final do ano, o índice chegará a 100%”, garantiu, anunciando para breve o início da pavimentação da avenida Nossa Senhora da Piedade, em Prazeres.

Gomes anunciou ainda a desoneração dos impostos no transporte do município, o que permitirá a redução da tarifa municipal em R$ 0,10, baixando a passagem para R$ 1,90. Ainda hoje será enviado o projeto de Lei à Câmara de Vereadores que estabelece isenção de ISS (5%) e da taxa de Remuneração de Serviços Técnicos (4%), para Sistema Municipal de Transporte. Como os vereadores ainda precisam aprovar o projeto, a prefeitura não soube informar quando a redução de tarifa entra em vigor.

Para o secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana de Jaboatão, Evandro Avelar, outra importante ação que irá melhorar o sistema viário municipal é a implantação de mais dois binários. O de Prazeres, que já está em fase de finalização e vai envolver a Rua Emiliano Ribeiro e as Avenidas Arão Lins de Andrade e Barreto de Menezes, e o da Rua Nossa Senhora do Loreto com a Rua São Sebastião, que também estão sendo executadas. 

A expectativa é que as intervenções possam estar concluídas em até 180 dias. Algumas delas têm previsão de 90 e até 60 dias.

Nenhum comentário: