sexta-feira, 7 de junho de 2013

Escola municipal de Jaboatão é premiada em concurso de saúde

Localizada no bairro do Pacheco – Regional Cavaleiro, unidade educacional Maria Augusta Dutra foi a terceira colocada no concurso “Cantando pela Saúde”

Imagem: Valter Andrade (divulgação)
Aprender brincando. Foi desta maneira que um importante projeto realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em parceria com o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) abordou a erradicação de doenças negligenciadas nas cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR), a exemplo da hanseníase, filariose linfática, esquistossomose e verminoses. A ação consistiu na realização da primeira edição do concurso intitulado “Cantando pela Saúde” e movimentou alunos das redes de ensino de Jaboatão dos Guararapes, Recife e Olinda. 

Na tarde desta quinta-feira (06/06), no auditório “Espaço Ciência e Cultura” do IMIP foi realizada a solenidade de premiação. A Escola Municipal Maria Augusta Dutra, localizada no Pacheco conquistou o terceiro lugar da premiação, levando para a unidade educacional um Minissystem e uma Câmera Digital. A canção premiada, uma versão da música “Pelados em Santos” do grupo Mamonas Assassinas, abordou de forma humorada os sintomas e hábitos saudáveis para prevenção da Esquistossomose. 

“Trabalhamos em sala de aula maneiras de prevenir as doenças negligenciadas. Acredito que esse projeto, além de ter mudado a visão dessas crianças, será muito importante na conscientização da comunidade”, afirmou a gestora da Escola Maria Augusta Dutra, Gilvanete Batista. Para Kassyane Keylla Lourenço de Lima, 9, estudante do 4º ano do ensino fundamental da unidade educacional jaboatanense, a participação no concurso contribuiu para a aprendizagem dos colegas de turma. 

“Gostei muito de participar deste concurso, pois aprendemos, de maneira divertida, formas de se evitar as doenças. Eu e meus amigos estamos alertando nossos pais sobre como evitar a Esquistossomosse”, disse. Já a secretária executiva de Promoção a Saúde de Jaboatão, Gessyane Paulino, presente na cerimônia de premiação, destacou a importância de desenvolver ações educativas com as crianças. 

“Esse foi um momento para apresentarmos uma parte dos resultados das ações desenvolvidas pelo município. De forma lúdica, em parceria com a Secretaria de Educação, envolvemos as crianças no combate a filariose, esquistossomose e hanseníase, homenageando a escola que mais se destacou nesse tipo de aprendizado dentro do município. Com isso, esperamos ter dado um importante passo no objetivo maior que é o de erradicar essas doenças em Jaboatão”, destacou. 

Aproximadamente 16 mil estudantes das três cidades participaram do concurso.

Nenhum comentário: