segunda-feira, 6 de maio de 2013

Engorda das praias de Jaboatão: tubulação começa a ser rebocada para o mar

Imagem: Marcelo Ferreira (divulgação)

A tubulação de ferro que será utilizada para bombear a areia da draga aos navios e posteriormente às praias de Jaboatão, começou a ser transportada ao mar hoje (06). No total, a tubulação que já foi soldada, pesa mais de 400 toneladas. E Roberto Rocha, o engenheiro da prefeitura responsável pelo monitoramento da obra explica para a gente como será o processo:

"A tubulação pesa 400 toneladas e para deslocá-la até o início do mar, estão sendo usadas duas retroescavadeiras hidráulicas. Assim que estiver na água, será puxada por um rebocador para ao local onde está a draga. Em seguida, será acoplada e puxada até Barra de Jangada, trecho onde vai começar o despejo da areia. Para ser arrastada sobre as água e não agredir o meio ambiente, o tubo está cheio de ar e tampado. Assim que for encaixado, o ar será retirado e ficará no fundo do mar”, explicou Roberto Rocha, acrescentando como será feito o transporte da areia até as praias: 

“A areia será despejada gradativamente em seis pontos da praia. Assim que terminar o primeiro local, a tubulação será preenchida com ar novamente e deslocada de 700 metros a 1 km, sendo afundada novamente e continuará a despejar a areia. O material será espalhado pela orla por tratores”, explicou.

DRAGA – No total serão movimentados 1 milhão de metros cúbicos de areia para aumentar 5,3 quilômetros da faixa litorânea, que compreendem às praias de Barra de Jangada, Candeias e Piedade, em 35 a 40 metros de largura. Um investimento de cerca de R$ 41 milhões, com recursos do Ministério da Integração Nacional e do Município. Essa será a maior obra de engorda do Brasil em extensão, maior que Copacabana e Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro; Iracema, em Fortaleza, e Piçarra, no Espírito Santo.

A draga, que irá fazer o transporte do material da jazida em alto mar a 2 km da costa e 14 km de Jaboatão – nas imediações da praia de Pedra do Xaréu, no Cabo de Santo Agostinho – até a orla de Jaboatão, tem capacidade para 6 mil m³ de areia, vai trabalhar 24 horas por dia, e deve fazer de 3 a 4 viagens, movimentando algo em torno de 20 mil metros cúbicos por dia.

Nenhum comentário: