terça-feira, 2 de abril de 2013

Descaso: Em Jaboatão, única biblioteca pública está "entregue às baratas"

Atualizado às 17h20 

Localizada em Jaboatão Centro, a Biblioteca Municipal Poeta Benedito Cunha Melo (única biblioteca pública de Jaboatão), está abandonada. O prédio apresenta infiltrações, instalações elétricas expostas, problemas na estrutura, cadeiras quebradas e muito morfo. A denúncia foi feita nas redes sociais pelo internauta Pedro Rodrigo, que fotografou ainda livros e mais livros sendo deteriorados pela umidade e descaso da prefeitura de Jaboatão:


"Não só quando chove, mas permanentemente estas prateleiras ficam cobertas por lona devido às goteiras. Nessa prateleira há livros de Gabriel Garcia Marquez, Umberto Eco, Machado de Assis... parte deles doados. Fico pensando o que os doadores sentiriam ao ver seus estimados livros estragando-se mais rapidamente, sem mesmo terem sido lidos, por causa de tanta infiltração, ferrugem e fuligem" - desabafa Pedro Rodrigo.


Além do acervo está sendo perdido, o internauta reclama ainda falta de segurança que a biblioteca oferece aos usuário, maioria estudantes menores de idade - "O único extintor de incêndio da biblioteca foi recarregado em 2001, ingrediente para uma grande tragédia. Santa Maria ilustra muito o desleixo das autoridades com a segurança e Jaboatão parece seguir o exemplo" - denuncia o leitor, acrescentando que boa parte da fiação do prédio da biblioteca está exposta.  

Em resposta ao bog, a prefeitura de Jaboatão informou que um processo de licitação está em andamento. A previsão é que em até 45 dias uma empresa esteja sendo contratada para iniciar os trabalhos de reforma da biblioteca Poeta Benedito Cunha de Melo. 

Confira a galeria de imagens mostrando as condições da biblioteca:



Nenhum comentário: