quarta-feira, 13 de março de 2013

TCE suspende edital de licitação de Maternidade Municipal de Jaboatão

Técnicos do Tribunal de Contas do Estado encontraram fortes indícios de direcionamento no edital, o que pode desfavorecer a concorrência

Pelo Diário de Pernambuco


A segunda câmara do Tribunal de Contas do Estado referendou ontem (12) a suspensão do edital de licitação da secretaria de saúde da prefeitura de Jaboatão dos Guararapes. A medida Cautelar, monocrática, foi expedida pelo auditor substituto Ricardo Rios. O objeto da licitação é contratação de empresa de engenharia para construir uma maternidade no município com orçamento estimado de R$ 23.298,300,43.

Após análise do Grupo de Licitação da Coordenadoria de Controle Externo do TCE, o edital foi considerado inadequado por conter cláusulas restritivas à competitividade. Além disso, ele foi alvo de questionamentos no TCE por parte de um escritório de advocacia, para o qual "está eivado de vícios, possuindo fortes indícios de direcionamento".

A representação do escritório de advocacia foi considerada procedente pelos técnicos do Tribunal de Contas, os quais sugeriram ao relator a expedição da Medida Cautelar. Ele oficiou o prefeito Elias Gomes e a presidente da Comissão de Licitação, Carla Gabriela dos Santos Cunha, para que suspendessem o processo licitatório, dando-lhes um prazo de cinco dias para apresentação de defesa.

Paralelamente a isto, o secretário de Assuntos Jurídicos da Prefeitura, Júlio César Casimiro Corrêa, informou ao TCE que o edital seria revogado para dar lugar a uma nova publicação com as alterações recomendadas pelo órgão de controle.

No entanto, segundo o auditor substituto Ricardo Rios, até a data de ontem o edital não havia sido revogado, motivo pelo qual ele propôs à Segunda Câmara a manutenção da Cautelar.


Nenhum comentário: