sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Casarão da Usina Bulhões será derrubado para dar espaço ao novo IFPE de Jaboatão

    Imagem: Marcelo Ferreira
Antigo Casarão da Usina Bulhões
Atualizado às 12h00 

Após mais de 3 anos de impasse, foi finalmente definido onde será construído o nova unidade do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). A nova unidade educacional será construída num terreno de 37.579 m2, nas margens da PE-07, em Jaboatão Centro. O terreno é pertencente a Usina Bulhões e para dar lugar ao novo IFPE, um antigo casarão da usina será destruído, como confirmou nosso blog agora a pouco com a assessoria de imprensa de Jaboatão. 

Vale lembrar que o engenho Bulhões tem uma história bastante antiga e começou a moer a cana de açúcar desde 1587. O engenho foi de propriedade de várias famílias tradicionais da época. Um fato interessante é que Maurício de Nassau esteve no engenho Bulhões em 1640 e realizou uma assembléia de cunho democrático com vários senhores de engenho da época.  

Infelizmente um local tão rico no ponto de vista histórico terá seu último casarão destruído, numa prova da mais pura ignorância por parte dos nossos gestores. Não seria possível construir o IFPE preservando e restaurando o antigo casarão, e consequentemente, a história do município? Como se constrói um centro educacional e se destrói a história? Não seria contraditório?

Só para lembrar, a barbárie de destruição do casarão começa em 15 dias, com o início da terraplenagem do terreno. 

Atualização da informação: a prefeitura de Jaboatão entrou em contato para dizer que houve equívoco na informação repassada ao blog de que o casarão seria derrubado. De acordo com a prefeitura, o antigo casarão da usina Bulhões não fica no terreno onde será construído o novo IFPE, mas ao lado. A prefeitura disse ainda que estuda a possibilidade de restaurar o imóvel, o que será um incremento a mais no projeto de construção do novo IFPE (Leia mais)

Nenhum comentário: