terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Mais de 60% dos leitores do blog não acreditam que Elias Gomes vai cumprir promessa de saneamento


No inicio deste mês, nosso blog perguntou aos leitores, através de uma pesquisa espontânea, se eles acreditavam que o prefeito Elias Gomes conseguiria aumentar a taxa de saneamento de Jaboatão para 30%, como ele prometeu quando assumiu seu segundo mandato. E a maioria dos nossos leitores, 60,43%, não acreditam que o prefeito vá cumprir sua promessa. Outros 37,41% acreditam que Elias vai consegui aumentar a taxa de saneamento até o final da sua gestão e 2,16% não souberam responder.  Responderam a enquete 278 internautas no total. 

Atual situação de saneamento em Jaboatão:

Atualmente, Jaboatão dos Guararapes possui apenas 1,7% do seu esgoto coletado e tratado, sendo e 3ª pior cidade em oferta de saneamento básico do Brasil, de acordo com estudo realizado no ano passado pelo Instituto Trata Brasil. 

Quando assumiu seu primeiro mandato em 2008, Elias Gomes prometeu que aumentaria a oferta de saneamento em 40%, como você pode ver no vídeo abaixo:


Sem sucesso na primeira gestão, o gestor tentou responsabilizar a Compesa, mas esqueceu de dizer que sequer elaborou um Plano Municipal de Saneamento Básico durante os seus primeiros 3 anos de gestão. Sem o plano, as ações de saneamento, assim como a obtenção de recursos federais para investimento no setor são impossíveis. O plano de saneamento básico de Jaboatão, que é de responsabilidade do município e obrigatório por lei, só ficou pronto no ano passado, de acordo com a prefeitura. Apesar disso, nunca foi divulgado.

Vale lembrar que o planejamento do saneamento nos município é de responsabilidade dos prefeitos, de acordo com lei federal. Eles tem a autonomia de contratar as empresas que vão atuar na cidade. Ano passado, Jaboatão optou renovar por mais 30 anos a concessão da Compesa. Em contrapartida, a Compesa prometeu que investiria quase R$ 1 bilhão em Jaboatão nos próximos 10 anos. 


Nenhum comentário: