quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Elias Gomes encerra seu primeiro mandato 10 dias antes afirmando precisar de tempo para refletir seu novo mandato


Confira todas as justificativas de Elias para deixar o mandato antes da data 

TEXTO ENVIADO PELA ASSESSORIA DE IMPRENSA DE JABOATÃO - Com o propósito de dispor de tempo inteiramente livre de procedimentos burocráticos para pensar ainda com mais profundidade o novo governo, a iniciar-se em 1º de janeiro de 2013, apesar de já ter concluído o desenho da nova gestão, o prefeito reeleito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, decidiu afastar-se do comando da Prefeitura pelos próximos dez dias, renunciando ao mandato, o qual exercerá até esta quinta-feira (20.12). Em carta endereçada ao presidente da Câmara Municipal, vereador Manoel da Costa Neco, Elias Gomes detalha as razões da renúncia, que é também uma homenagem ao vice-prefeito Edir Pinto Peres, que assumirá o final do mandato.

“Estou preparado e me preparando para um novo mandato, um novo governo de ruptura e continuidade para o qual peço de público o apoio deste e do novo Parlamento municipal para, juntos com a sociedade, fazer Jaboatão avançar ainda mais”, ressalta Elias Gomes no documento. Ele diz precisar refletir mais, maturar ideias sobre esse novo e honroso desafio. 

“Para tal, peço permissão a Deus, a este Poder, ao povo da minha cidade, para renunciar a este mandato que se findará nos próximos dez dias, de maneira que possa mergulhar o mais profundamente possível na grande tarefa que me cabe no momento: pensar o futuro, embora seja breve o tempo que nos separa do dia 1º de janeiro de 2013, apenas dez dias para um novo mandato”, destaca.

Elias Gomes considera ter cumprido a primeira parte do compromisso assumido, o de fazer a ruptura “com as velhas e surradas práticas da política”, e de conduzir a cidade pelos caminhos das boas práticas políticas e gerenciais. “Hoje Jaboatão é um município respeitado e interage com os seus cidadãos, com o mundo empresarial e com os governos nos âmbitos estadual e federal, parceiros efetivos neste processo”, observa.

Ele agradece o apoio e o reconhecimento dos jaboatanenses e das forças políticas que, segundo ele, deixando de lado as eventuais diferenças o ajudaram a realizar um governo de mudanças e se uniram sobretudo para e a favor da segunda maior cidade pernambucana, reconduzindo-o no primeiro turno das eleições com o maior percentual de votos de todos os prefeitos das grandes cidades do Estado.

“O meu compromisso e dever, agora, é o de dar um salto qualitativo à gestão, consolidando e avançando num governo cada vez mais profissionalizado, democrático, orientado pelo interesse público e focado nos resultados”, destaca.

HOMENAGEM
O gesto de Elias Gomes é também uma forma de homenagear o vice-prefeito Edir Pinto Peres, a quem define como “grande figura de homem público, leal companheiro e militante das boas causas, a quem sou agradecido e o homenageio neste instante.”

CONFIRA A ÍNTEGRA DA CARTA

Senhor Presidente, senhores vereadores, minha gente querida de Jaboatão.


Cidadãs e cidadãos desta histórica cidade de Jaboatão das Batalhas dos Guararapes e de outras tantas batalhas vitoriosas ou não, mas todas meritórias de um povo que luta e que é detentor de feitos que marcaram a história de Pernambuco e do Brasil, como a firmatura da Pátria brasileira e do seu glorioso Exército. 

Somos um povo notabilizado pelo espírito de luta, empreendedorismo e vanguardismo político.
Uma das expressivas páginas vitoriosas da nossa gente, em sua história mais recente, foi ter eleito o primeiro prefeito comunista do País, o grande médico Manuel Calheiros - que não sei se é ou não parente do prefeito da Marin dos Caetés, a nossa querida Olinda -, mas certamente portadores do mesmo DNA ideológico. A surpreendente eleição de Calheiros, um homem pautado pelos ideais mudancistas da época - década de 40 do século passado -, denota a ousadia da nossa gente, na busca do não-convencional, no passado e nos tempos presentes, o que me leva a compreender melhor meu papel de agente das mudanças neste novo contexto histórico.

Desde o dia primeiro do primeiro mês do ano de 2009 do nascimento de Jesus Cristo, que emanou pra todos nós exemplos de amor, doação, tolerância e coragem, quando assumi o mandato como expressão livremente manifesta do nosso povo, firmei o compromisso de fazer a ruptura com as velhas e surradas práticas da política, e de conduzir a cidade pelos caminhos das boas práticas políticas e gerenciais.

Apesar de não dispor dos apoios mais expressivos da política pernambucana e brasileira, que apoiaram nosso adversário à época, cumpri a primeira parte desta missão. Hoje Jaboatão é um município respeitado e interage com os seus cidadãos, com o mundo empresarial e com os governos nos âmbitos estadual e federal, parceiros efetivos neste processo.

Fui reconduzido no primeiro turno das eleições com o maior percentual de votos de todos os prefeitos das grandes cidades do Estado, graças ao reconhecimento da população, ao apoio das forças políticas que, deixando de lado as nossas eventuais diferenças, se uniram sobretudo para e a favor da maior cidade pernambucana, à exceção da nossa capital, Recife.

O meu compromisso e dever, agora, é o de dar um salto qualitativo à gestão, consolidando e avançando num governo cada vez mais profissionalizado, democrático, orientado pelo interesse público e focado nos resultados.

Estaremos associados aos desafios de todos nós pernambucanos e brasileiros na prestação de um serviço público de melhor qualidade, mais humanizado, universalizado e comprometido com a equidade social e autonomia do cidadão e do poder local.
Destaco como parte deste desafio avançar, por exemplo ainda mais na educação, na formação profissional dos nossos jovens, com indispensáveis parcerias com os governos estadual e federal e com as organizações não-governamentais.

Destaco também a questão da segurança pública, focando nos seus aspectos mais sustentáveis e consistentes, nos quais a presença do município é indispensável e insubstituível. Assim, desenvolveremos uma pujante ação de políticas sociais integradas no âmbito do município, e essas dialogando com setores afins dos governos nos níveis diversos da federação e em especial com a sociedade, que precisa ser chamada a cumprir uma tarefa que pela sua magnitude e complexidade não pode prescindir do ativismo social na construção de uma cultura de paz. Isso porque, sem uma cultura de paz, os êxitos de qualquer programa de segurança pública serão limitados, como está preconizado no programa Pacto pela Vida. 

No que tange às ações de controle e repressão à violência, não me é permitido, pela minha história e compreensão política, ser um mero espectador, visto que quando ainda prefeito do meu berço político, o Cabo de Santo Agostinho, institui a Secretaria de Segurança Cidadã e implantei com sucesso o Programa "Segurança Amiga" e, nesta atual gestão, criei a Secretaria Municipal da área, que tem tido uma relação proativa com a área correlata do governo estadual. E é nesta direção que estarei estruturando a SECRETARIA DA ORDEM PÚBLICA E SEGURANÇA CIDADÃ, com o objetivo de promover um "choque de ordem" na cidade, contando desde já com a total colaboração de todos os poderes e agentes públicos.

Outra área que me proponho a aprimorar é a política ambiental do município, visando dar a nossa contribuição ao nosso degradado planeta terra. Na busca de fazermos um amplo programa de educação ambiental, mobilizador e com a capacidade de incluir na máquina publica e no seio da sociedade, nas mais variadas iniciativas. Dentre elas, trabalhar um conceito ampliado de educação para as novas gerações, através da implantação na rede de ensino das eco-escolas. O seu projeto-piloto será na escola municipal da Comunidade de Cova de Onça e deveremos estender a todas as regionais do município. Com isto, formaremos a nossa rede de eco-escolas.

Cumprirei o papel que exige a minha consciência, de ir além do relevante papel de gestor, exercendo a minha tarefa política de pensar, opinar e assumir de forma mais incisiva a defesa das minhas convicções e, com isso, contribuir, mesmo que de forma bastante modesta, com o debate sobre os destinos de nossa pátria. Afinal, o sentimento de pátria nasceu aqui! Sou militante e acredito no protagonismo e no debate das ideias. Por isso provoquei e continuarei fazendo o meu partido a sair da armadilha em que se encontra e assuma a causa que o inspirou, o PARLAMENTARISMO, a maior e mais profunda reforma, a mãe de todas as outras reformas tão usualmente defendidas, pois ela tem profundidade, e para ser viável terá que vir associada a um conjunto de outras reformas, quase que num efeito colateral.

Senhor presidente, caro povo de Jaboatão das Batalhas do Guararapes. 

Estou preparado e me preparando para um novo mandato, um novo governo de ruptura e continuidade para o qual peço de público o apoio deste e do novo Parlamento municipal para, juntos com a sociedade, fazer Jaboatão avançar ainda mais.

Preciso refletir, maturar ideias, confabular sobre este honroso e novo desafio. Para tal, peço permissão a Deus, a este Poder, ao povo da minha cidade, para renunciar a este mandato que se findará nos próximos dez dias, de maneira que possa mergulhar o mais profundamente possível na grande tarefa que me cabe no momento: pensar o futuro, embora seja breve o tempo que nos separa do dia 1º de janeiro de 2013, apenas dez dias para um novo mandato.

Quando escolhi, passando pelo diálogo com os meus pares, o vice-prefeito, o fiz preocupado em garantir à nossa cidade um homem público de envergadura política e ética à altura e comprometido com o nosso projeto, do qual ele foi protagonista. Refiro-me ao cidadão, militante e experimentado gestor público Edir Pinto Pérez, a quem este Poder Legislativo, em iniciáveis a dispositivo constitucional, deverá empossar como novo prefeito da cidade.

O meu gesto, além de atender as minhas necessidades já explicitadas, também visa homenagear esta grande figura de homem público, leal companheiro e militante das boas causas, a quem sou agradecido e o homenageio neste instante.

Senhores vereadores.

Quero agradecer, para que seja inscrito nos anais desta Casa, a colaboração de todos, governistas e oposicionistas, seja no apoio que garante a governabilidade, seja na crítica que nos alerta, seja nos debates que esclarecem.

Permitam-me. Faço também questão de que fique registrada a minha gratidão àqueles que formaram a minha equipe. Graças às suas energias, capacidade e compromisso público, foram todos decisivos para o sucesso do governo que ora concluo.

De todos nós, o mais importante dos atores, a nossa gente, quero do mais recôndito recanto do meu coração agradecer e conclamar a continuarmos unidos no propósito de construirmos uma cidade mais justa, acolhedora e melhor de se viver!

A todos e todas, até breve, muito breve!

Nenhum comentário: