sexta-feira, 9 de novembro de 2012

COMUNICADO IMPORTANTE: Atualizações do Blog e dúvidas sobre a revitalização da Lagoa Olho D'água


Bom dia amigos que acompanham o blog e estão sentindo minha ausência e poucas postagens nas últimas semanas. Como já expliquei, no momento estou fora do país, por isso não consigo atualizar o blog na velocidade e freqüência que vocês estão habituados. Tenho feito o possível para publicar as informações mais relevantes de Jaboatão e da lagoa, mas é muito difícil atualizar na velocidade que vocês estão acostumados. Peço mais um pouco de paciência. A previsão é que eu esteja de volta em meados de dezembro.

Desde já, quero agradecer a todos o e-mails de leitores que tenho recebido pedindo para o blog voltar e apoiando este trabalho. Também tenho recebido dezenas de e-mails de moradores com dúvidas sobre o processo de revitalização da Lagoa Olho D'água, principalmente de quais áreas serão desabitadas. Vou tentar esclarecer algumas delas:

Sobre a desapropriação das margens da lagoa, a informação que posso trazer é que o projeto do que será feito na Lagoa Olho D'água ainda está sendo preparado pelo governo do Estado. Não existem datas precisas de quando essas obras vão se iniciar, nem que obras serão executadas (infelizmente). O que sabemos até agora é que o raio de 100 a 200 metros da lagoa já começou a ser desapropriado e muitas famílias já foram realocadas para apartamentos de interesse social, localizados em Cajueiro Seco (Prazeres). Outras famílias aguardam a entrega dos apartamentos, que deve acontecer até o final deste ano, de acordo com o Governo do Estado.

Também tenho recebido muitos e-mails de famílias que não foram cadastradas pela Companhia Estadual de Habitação (CEHAB). Essas famílias relatam que a desinformação é geral e que a CEHAB trata os moradores com descaso e total desinformação. Sim, isso é verdade, pois desde que este processo começou a desinformação é grande. Até mesmo nosso blog, que já é referência quando o assunto é a Lagoa Olho D'água, tem dificuldade de consegui informações sobre o processo de revitalização, que apesar de ter verbas disponíveis há 4 anos, caminha a passos de tartaruga.

Só à nível de informação, este projeto de revitalização da lagoa tem verba de mais de R$ 5 milhões apenas para ser investida no social e atendimento às famílias e comunidades que vivem na lagoa, mas muito pouco, ou quase nada, tem sido feito por essas pessoas. Onde está este dinheiro e a assistência social a comunidade?

Sobre as indenizações, na última reunião que o blog teve com representantes da CEHAB no início deste ano, foi dito que cada caso seria visto individualmente e que as pessoas que não desejassem o apartamento social seriam indenizadas. Infelizmente não é o que tem acontecido e muitas famílias estão apreensivas, sem saber como será o futuro.

Outro ponto importante, o mais importante de todos é: NÃO DÊEM OUVIDOS A BOATOS. Ultimamente tem surgido muitos boatos do que será feito na lagoa. Uns dizem que será uma via expressa, outros um parque, outras pessoas dizem que serão condomínios, universidades, outros dizem que a lagoa será desapropriada em até 500 metros, etc. 

TUDO É APENAS ESPECULAÇÃO. O projeto do que será feito na lagoa ainda está sendo preparado pelo Governo do Estado. Provavelmente, a via expressa nas margens da lagoa é a única certeza, pois trata-se de um projeto de mobilidade da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (CODEPE/FIDEM), que visa ligar a futura via mangue do Recife ao Porto de Suape, por uma via expressa perimetral, que passaria nas margens da lagoa. O projeto existe, mas ainda não há data de quando será executado. 

Por isso, fiquem tranqüilos, pois ninguém ainda sabe ao certo o que será feito na lagoa e quais áreas serão desapropriadas. Se ouvirem boatos de que ruas distantes da lagoa serão desapropriadas, não dêem ouvidos, pois não tem nada definido ainda. A única certeza é de que a margem da lagoa (que é de proteção ambiental por lei federal) será desapropriada, pois é impossível viver ali em condições desumanas, numa área que sempre alaga. A distância legal é de 100 a 200 metros, mas em alguns pontos pode ser mais ou menos. Como não existe nada 100% definido ainda  é melhor não se desesperar e cobrar na CEHAB, do Governo do Estado e da Prefeitura de Jaboatão respostas. 

Sim, a prefeitura de Jaboatão também é responsável pela obra e deveria estar mais empenhada em trazer informações à população. Inclusive neste ano, a prefeitura prometeu que inauguraria a "Casa da Lagoa", que seria uma espécie de ponto de apoio, com informações aos moradores sobre o processo de revitalização da lagoa. Uma casa chegou até a ser alugada nas margens da lagoa, mas o projeto ainda não vingou, pois a sec. municipal de meio ambiente enfrenta inúmeros problemas e funciona de forma precária.

Essas são as informações que posso trazer no momento. Espero quer ajudado de alguma forma. Infelizmente são muitos e-mails com dúvidas e como no momento estou sem tempo de responder a todos individualmente estou esclarecendo as dúvidas de forma mais generalizada neste post. Qualquer dúvida específica, registrem nos comentários que tentarei responder a todos na medida do possível. Abraço a todos e até breve.

Nenhum comentário: