quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Fique por dentro dos números do saneamento em Jaboatão

Estudo revela que quase metade da população de Jaboatão ainda não recebe água tratada

Hoje pela manhã, o Instituto Trata Brasil divulgou o novo ranking do saneamento do Brasil, onde 100 cidades com mais de 300 mil habitantes foram analisadas. E mais uma vez, Jaboatão dos Guararapes se manteve no ranking entre as 10 piores cidades do Brasil. No estudo divulgado em 2009, Jaboatão ocupava a 9ª posição entre os 10 piores municípios analisados.

Do novo estudo, baseado em dados coletados do Sistema Nacional Informação sobre Saneamento (SNIS), do Ministério das Cidades, podemos tirar alguns números e conclusões interessantes. Sobre a oferta de água em Jaboatão, por exemplo, o estudo constatou que a Compesa só fornece água tratada para 54,43% do município. O número é mais assustador quando falamos da coleta de esgoto, que é de apenas 6,83%. Os dados para a taxa de tratamento de esgoto não foi divulgada, pois Jaboatão pode não ter informado ao SNIS os dados referentes ao ano de 2010. Mas o estudo de 2009, revelou que Jaboatão possuia apenas 1,7% de tratamento de esgoto.

Ainda de acordo com o novo levantamento do Trata Brasil, em 2010 Jaboatão tinha 12.339 residências ligadas à rede de esgoto. Para se atingir a universalização na coleta e tratamento do esgoto produzido, Jaboatão precisará ligar mais de 168 mil residências a rede, que sequer existe.

O presidente do Instituto Trata Brasil, Édison Carlos, explica que o objetivo do estudo e da divulgação do ranking é estimular os melhores municípios e provocar os piores que não investem no saneamento - "Nós queremos causar indignação mesmo para a população cobrar melhorias. Mas é importante dizer que não estamos aqui para julgar, apenas estimular mudanças. É importante ainda lembrar que, de acordo com a legislação, é o município que é o responsável pelo saneamento" - explica. 

Até o momento, a prefeitura de Jaboatão não se manifestou oficialmente sobre o assunto.  Para acessar o estudo completo do Trata Brasil, com detalhes das 100 cidades pesquisadas, clique aqui


Nenhum comentário: