segunda-feira, 11 de junho de 2012

Elias Gomes diz que área urbana de Jaboatão será 100% saneada em 10 anos


Imagem: divulgação
Em entrevista concedida agora pouco à Rádio Maranata FM, o prefeito de Jaboatão, Elias Gomes, disse que a área urbana de Jaboatão dos Guararapes estará 100% saneada em 10 anos. A expectativa de Elias é de que 30 a 40% do município esteja saneado até 2016.

Elias explicou que a responsabilidade de sanear os municípios de Pernambuco é da Compesa, que tem a concessão para atuar no setor por 30 anos. Ainda de acordo com o prefeito, durante décadas Jaboatão deixou de cobrar e planejar junto a Compesa ações de saneamento básico, o que fez Jaboatão ser o pior município em cobertura de saneamento do Estado de Pernambuco.

O prefeito explicou que durante esses 3 anos de sua gestão houve um avanço estratégico, pois o município veio trabalhando para enfrentar o problema. Elias explicou que um plano municipal de saneamento básico está sendo elaborado e que Parcerias Público Privadas (PPPs) devem investir mais de R$ 870 milhões em Jaboatão nos próximos 10 anos. 

Sobre o abastecimento d'água, Elias disse que até 2013, 100% da população terá acesso a água encanada. Hoje, 160 mil pessoas não tem acesso a água encanada no município.

Nenhum comentário: