quinta-feira, 3 de maio de 2012

Jaboatão festeja seus 419 anos. Confira um breve resumo do que nossa cidade tem de melhor



Um breve resumo da história de Jaboatão:

Por: Rose Albuquerque

Considerado o berço da pátria brasileira, o município de Jaboatão dos Guararapes, localizado na Região Metropolitana do Recife, carrega consigo esse sentimento não por acaso: o Monte do Guararapes foi palco de diversas batalhas, que resultaram na expulsão dos holandeses, na década de 40 do século 17. Fundado em 4 maio de 1593, o povoado era conhecido como Yapoatan, nome indígena que faz referência a uma espécie de árvore muito frondosa e comum na região, também usada para fabricar mastros e embarcações.

A partir de 1989, a cidade passou a ser chamada de Jaboatão dos Guararapes, em homenagem ao local das batalhas históricas - os Montes Guararapes. É lá que está localizada uma das mais belas igrejas de Pernambuco, a de Nossa Senhora dos Prazeres, construída em 1565, e é a única igreja de Pernambuco, cuja fachada é revestida em azulejo - primeira igreja das Américas a ser dedicada ao culto de Nossa Senhora. É lá também onde, todos os anos, é realizada uma das festas mais tradicionais do Estado, a Festa de Nossa Senhora dos Prazeres, mais conhecida como Festa da Pitomba.

Jaboatão de hoje

Este ano, Jaboatão dos “altivos canaviais” completa 419 anos. Com cerca de 800 mil habitantes, o município é a terceira economia do Estado. Localizado numa posição estratégica, por estar situado entre o Porto de Suape e o Aeroporto Internacional dos Guararapes, Jaboatão tem um dos principais polos de desenvolvimento do Estado. Além disso, é cortado por importantes rodovias como as BR-101, BR-232 e a PE-007, bem como conta com infraestrutura metroviária.

O município conta com oito quilômetros de orla, com praias para todos os gostos: praias de Piedade, Candeias e Barra de Jangada, manguezais, restinga e a foz do Rio Jaboatão, que se lança diretamente no Oceano Atlântico. Jaboatão abriga ainda a maior lagoa de formação de restinga em área urbana do Brasil, a Lagoa Olho D'água, que apesará por um projeto de revitalização nos próximos anos, tornado-se mais um atrativo da nossa cidade.

Berço de grandes artistas, Jaboatão dos Guararapes tem revelado talentosos músicos, artesãos, poetas, escritores, dançarinos, artistas plásticos, atletas e tantos outros que, com orgulho de ser jaboatanenses, representam o município em todo lugar que vão. A pianista Crystal do Espírito Santo é um exemplo. Detentora de um notável talento, a adolescente de apenas 12 anos de idade tem encantado não só os brasileiros, como também amantes de boa música em todo o mundo.

Nos quatro cantos do município também é possível desfrutar de deliciosos pratos. Aqui, os amantes da gastronomia podem degustar variados tipos de iguarias. As comidas regionais ou os frutos do mar são preparados com um tempero especial e servidos com preços variados.

Nesta sexta-feira, 4 de maio de 2012, o município festeja os seus 419 anos. Diversos momentos vão marcar essa festa que se inicia com o hasteamento de bandeiras e execução de Hinos, às 8h, na sede da Prefeitura em Prazeres. A banda de música do Exército também vai participar do evento. Em seguida, a pianista erudita Crystal do Espírito Santo fará uma apresentação. Às 9h, será o momento dos parabéns e do corte do bolo. Às 10h e 30min será a inauguração da Escola Barão de Muribeca. À noite, por volta das 19h, na praia de Piedade, os festejos serão encerrados com um evento evangélico na Orla de Piedade.






Nenhum comentário: