quarta-feira, 14 de março de 2012

Ainda não é dragagem, mas canal na margem da Lagoa Olho D'água está sendo limpo

Retroescavadeira trabalha na limpeza do canal de Setúbal
Infelizmente, a prefeitura de Jaboatão não cumpriu a promessa de dragar a Lagoa Olho D'água, muito menos divulgou o resultado dos estudos de macrodrenagem (que custaram o olho da cara), mas pelo menos algo positivo está sendo feito. Desde a semana passada, o município iniciou a limpeza de todo o Canal de Setúbal, que margeia parte leste da lagoa.

Toneladas de lixo e material orgânico estão sendo retirados, já que o serviço não era executado há muito tempo. A prefeitura também está limpando, desobstruindo e aprofundando todos os canais da zona sul. Uma equipe de 40 profissionais executa os trabalhos, com o auxílio de caminhões e retroescavadiras. 

Obvio que essas medidas não vão evitar os alagamentos, pois com a lagoa assoreada (além da falta de infraestrutura) o grande volume da água das chuvas não tem para onde escoar. Mas pelo menos, quando a chuva der uma amenizada e a maré baixar, a água vai descer aos poucos e não ficar acumulada por semanas como no ano passado. Agora vamos torcer para que o município corra atrás do projeto de revitalização da lagoa e não fique executando apenas medidas emergenciais, né? 

Nenhum comentário: