quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Paris é do pedestre e do ciclista, Jaboatão não...

Saiba como Jaboatão poderia implantar ciclovias de custo baixo, seguindo exemplo de países como a França
Imagem: ciclovia sinalizada na Ponte Alexandre III, em Paris

Nesta minha passagem pela europa, uma das coisas que mais me chamou a atenção foi o investimento do poder público em transporte público e prioridade ao pedestre e ciclista. Enquanto no Brasil continuamos com a velha ideia de priorizar a construção de grandes avenidas, dando prioridade aos carros e ônibus, no velho continente este raciocínio já foi engavetado há algumas décadas.

Em Paris, por exemplo, existe um organizado e bem articulado sistema de transporte coletivo, que engloba metrô, ônibus e até mesmo bicicletas. As mais de 14 mil bicicletas públicas existentes em Paris, chamadas de Vélib, podem ser alugadas o dia inteiro por apenas 1 euro. Com elas, você pode se locomover através de ciclovias por toda região metropolitana. Atualmente, Paris possui quase 400km de ciclovias, todas devidamente sinalizadas e interligadas às principais ruas, avenidas e bairros da cidade.

 Uma das centenas de estações de bicicletas públicas de Paris

E se você está pensando que é preciso alto investimento para construir toda esta quilometragem de ciclovia, fique sabendo que não. A prefeitura de Paris vem tendo idéias criativas e de baixo custo, que poderiam dar muito certo em cidades como a nossa, Jaboatão dos Guararapes. 

Entenda:

Aqui em Paris, a prioridade não é dos carros, como estamos acostumados aí no Brasil. Então o que a prefeitura fez para dar espaço as bicicletas? Simplesmente acabou com as vagas de estacionamento nas laterais das principais ruas e avenidas e, no lugar das vagas antes destinadas aos carros, pintou e sinalizou faixas de ciclovias. Quem quiser estacionar seu carro, tem que ter procurar uma vaga em ruas menos movimentadas. Aqui não existe a mordomia de parar o carro em frente do restaurante, padaria ou loja que você está acostumado a frequentar. A cidade é do pedestre, não dos veículos.

O modelo de ciclovias adotado aqui de Paris poderia ser facilmente copiado por Jaboatão. Hoje nosso município possui apenas 800 metros de coclovia, localizada na Av. Beira Mar, da Igrejinha de Piedade até pouco antes do Hospital da Aeronáutica. Esta malha cicloviária poderia ser multiplicada na zona sul se a prefeitura de Jaboatão acabasse com a faixa esquerda de estacionamento na Av. Bernardo Vieira de Melo e sinalizasse uma ciclovia no local. Seria o início de uma ação que poderia se estender as principais vias do município.

Hoje, a faixa esquerda da referida avenida não funciona para o trânsito, mas para estacionamento de veículos privados, que muitas vezes cometem infrações de trânsito, como estacionar nas calçadas e em fila dupla. Caso Jaboatão acate a sugestão, o município poderia interligar sua ciclovia com a existente nas praias do Paiva e Boa Viagem, aumentando sua malha cicloviária em aproximadamente 6,5 quilômetros, sem gastar muito, já que a obra se resume a pintar e sinalizar uma estreita faixa para ciclistas.

A ideia de acabar com o estacionamento na faixa esquerda da Av. Bernardo Vieira de Melo foi bem aceita por alguns internautas quando divulguei através do Twitter. O prefeito Elias Gomes e sua equipe, que estavam on line no momento em que discutíamos o assunto, respondeu afirmando que vai encaminhar a sugestão para a secretaria responsável. Já a assessoria de imprensa de Jaboatão, informou que toda a Av. Bernardo Vieira de Melo será requalificada, mas não disse se ciclovias serão implantadas no local. Disse ainda que uma nova ciclovia será implantada até o ano que vem num trecho da Avenida Ayrton Sena, em Piedade. 

Já é um bom começo! Vamos agora torcer para, quem sabe, a ciclovia da Av. Bernardo Vieira de Melo, que é de baixo custo e poderia ajudar na locomoção da população, se transformar em realidade. As bicicletas públicas de Paris ainda estão distantes da nossa realidade, mas bem que nós poderíamos já começar construindo as ciclovias, né?

Um comentário:

Tamman disse...

Amigo,
Dê uma olhada neste serviço acho que vc vai gostar. Já esta implantado no Rio e em SP. Há negociações para outras cidades. A tecnologia é toda da Serttel de Recife.
http://www.mobilicidade.com.br/bikerio.asp