quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Sim, audiência pública na ALEPE sobre revitalização da Lagoa Olho D'água foi positiva

 Imagem: Reginaldo Marques
A audiência pública que aconteceu hoje na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), para cobrar os projetos de revitalização da Lagoa olho D'água foi positiva. Autoridades de Jaboatão e do Governo do Estado estiveram presentes e fizeram uma explanação da atual situação dos projetos.

Estiveram presentes o deputado estadual Betinho Gomes (quem convocou a audiência); o presidente da comissão de meio ambiente da ALEPE, deputado José Humberto; o deputado Daniel Coelho; a secretária de desenvolvimento das cidades de Jaboatão, Fátima Lacerda; o presidente da CEHAB; Nilton Mota; o secretário de meio ambiente de Jaboatão, Ermírio Rego Barros; além de representantes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e sociedade civil.

ABERTURA

A abertura foi feita pelo presidente da comissão de meio ambiente, deputado José Humberto, que logo passou a palavra para o deputado Betinho Gomes. Betinho ressaltou a importância da Lagoa Olho D'água para Jaboatão e disse que a revitalização da lagoa é um compromisso dele e da atual gestão de Jaboatão. Disse ainda que vários estudos e projetos estão sendo concluídos e que, tanto a prefeitura, como o governo do Estado, estão motivados e trabalhando juntos no projeto.

OS ESTUDOS E PROJETOS


Jaboatão - Quem nos explicou como andam o estudos de macrodrenagem da região da lagoa, que estão sendo elaborados pelo município, foi a secretária de desenvolvimento das cidades, Fátima Lacerda. De acordo com a secretária, os projetos estão em fase final e devem ser apresentados à sociedade ainda este ano.

Fátima nos adiantou que a peça chave para conter os alagamentos na zona sul de Jaboatão é trabalhar a drenagem do canal que liga a lagoa ao mar, "A dragagem que tanto falam não é garantia da área ficar livre de alagamentos. Temos que trabalhar a drenagem do canal que liga a lagoa ao mar. Os estudos já concluíram que a lagoa está abaixo do nível do mar. Se dragarmos a lagoa e não trabalharmos o controle de entrada e saída de água, a situação pode piorar", disse a secretária, explicando ainda que hoje este controle é feito de forma natural.

"Apesar da lagoa estar degradada, o controle da entrara e saída de água é feito de forma natural. Temos que encontrar uma alternativa para melhorar esse fluxo, otimizando o escoamento da água das chuvas através deste canal, sem interferir, num primeiro momento, na lagoa". 


Governo do Estado - quem esteve representando o governo estadual na audiência pública foi o presidente da CEHAB, Nilton Mota. Cauteloso, ele disse que as obras estão dentro do prazo e que os estudos estarão concluídos agora no final de outubro. 

De posse desses dados, o governo deve iniciar um processo de licitação para elaboração de projetos e início das obras. Mota evitou falar em prazos para início da revitalização, mas disse que todo o processo está sendo acompanhado de perto pelo governador Eduardo Campos. Nosso blog arrisca que essas obras podem começar no 1º semestre de 2012, se tudo der certo.

CRONOGRAMA 

Estive presente na audiência e sugeri que fosse divulgado à população o cronograma das ações. Expliquei que atualmente, a maior dificuldade da população é obter informações sobre o projeto, como vocês que acompanham o blog já sabem. O presidente da CEHAB reconheceu que existe esta dificuldade de comunicação e prometeu que esta questão será melhor trabalhada.

Ficou acertado ainda que a prefeitura e o governo do Estado vão criar um espaço na lagoa, onde a população poderá ir em busca de informações, como cronograma de obras e ações. O espaço deverá ser coordenado pela secretaria municipal de meio ambiente e poderá estar funcionando ainda este ano. 

ORÇAMENTO 2012


O deputado Daniel Coelho sugeriu que os recursos na ordem de R$ 50 milhões para a revitalização da lagoa sejam aprovados e inclusos no orçamento 2012 do Governo Estado. Com a manobra, o governo teria que acelerar as obras e haveria maior controle dos prazos para início e conclusão dos trabalhos.


A comissão de meio ambiente da ALEPE acatou o pedido. O orçamento 2012 deve ser votado pelos deputados em outubro deste ano. Nosso blog vai acompanhar e manter você bem informado. 


No geral, a audiência foi muito positiva. Consegui muitas informações novas sobre o processo, que estarei dividindo com vocês. Mais informações sobre a audiência pública que discutiu a revitalização da Lagoa Olho D'água, você acompanha no blog ainda hoje.



Um comentário:

Iágrici Lima disse...

Dragagem que tanto falam? Ué quem prometeu fazer a dragagem? E se ela não era o melhor caminho e tantos estudos vem sendo feitos, pq não optaram por encontrar outro caminho e prometeram ( a própria prefeitura) fazer a dragagem???
No mínimo muito incoerente o discurso da secretaria...