segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Lagoa Olho D'água em destaque no site do Trata Brasil

Matéria publicada no site do Instituto Trata Brasil compartilha experiência após visitação à lagoa e cita trabalho do nosso blog

Ao longo da nossa caminhada em prol da universalização da coleta e tratamento dos esgotos do país nos deparamos com grandes iniciativas, sejam elas do poder publico, privado ou de cidadãos comuns. Cabe a nós compartilhá-las a fim de semear boas práticas e conscientizar a população sobre a importância do tema. 

Um dos exemplos de boas práticas e mobilização é o Blog Lagoa Olho D’Água, criado pelo publicitário Herbert Fernandes. No blog, Herbert expõe suas percepções sobre os problemas enfrentados por quem reside às margens da lagoa, que está localizada na zona sul do município de Jaboatão dos Guararapes – PE (Região Metropolitana do Recife) e possui 400 hectares de espelho d’água, sendo duas vezes maior que a Lagoa Rodrigo de Freitas, no RJ. 

Apesar da grande área de ocupação, importância turística e econômica para o município, a lagoa sofre com a degradação e abandono do poder público e até mesmo de algumas pessoas que habitam suas margens.

Atualmente a lagoa sofre com a poluição causada pelo despejo de esgotos de toda zona sul de Jaboatão, além de parte do Recife. Por conta disso, doenças como filariose, diarréia e esquistossomose são comuns aos moradores.


Com o objetivo de conhecer mais de perto a realidade das pessoas que vivem nessa área que não conta com coleta e tratamento de esgoto, o Instituto Trata Brasil visitou, junto com o idealizador do Blog, a comunidade de Buenos Aires, localizada no bairro de Candeias. 

A fotografia abaixo ilustra bem os problemas de infraestrutura. São problemas e que se agravar ainda mais em épocas de chuvas, pois o local fica inacessível e para se locomover a população não tem outra alternativa a não ser enfrentar as águas contaminadas. 

 Canal da Rua João Fragoso de Medeiros, Candeias - Jaboatão dos Guararapes

Os alagamentos acontecem na área porque a Lagoa Olho D'água está assoreada, ou seja, a profundidade da lagoa, que antes era de 8 metros, hoje é de apenas 80 cm. Resultado: quando chove, os sete principais canais que desembocam na lagoa sofrem refluxo para a área urbana, causando esses alagamentos.

Os desafios enfrentados pelos moradores dessa região são preocupantes, já que muitos sequer conhecem os riscos que o contato com estas águas contaminadas trarão as suas vidas.

 
Projeto de Revitalização da Lagoa Olho D'água

Atualmente, o Governo do Estado de Pernambuco, em parceria com o Governo Federal, está desenvolvendo um projeto de revitalização da Lagoa Olho D'água. Existem recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), que somam quase R$ 110 milhões para a revitalização, que contemplará a desapropriação das margens da lagoa, tratamento de esgoto e possível infra-estrutura. 

A data para a conclusão não foi especificada, apesar dos recursos já estarem garantidos. Para saber mais detalhes sobre a revitalização da lagoa Olho D'água, clique AQUI

Um comentário:

ferraz disse...

SE TEM VERBA LIBERADA PELO (PAC) NO VALOR DE R$ 110 MILHOES, O QUE ESTÁ FALTANDO PARA AS OBRAS SEREM INICIADAS, SINCERAMENTE EU NAO ACREDITO NESTA REVITALIZAÇAO DA LAGOA OLHO DAGUA.
O DESCASO É TOTAL