sábado, 13 de agosto de 2011

Boa notícia: governo não sinaliza intenção de renovar decreto que proibe investimento de construtoras na lagoa

 Decreto que proíbe construções num raio de 500 metros da Lagoa Olho D'água por 90 dias vence hoje

Vence hoje o decreto da prefeitura de Jaboatão que proibia por um prazo de 90 dias novas construções num raio de 500 metros da Lagoa Olho D'água. A prefeitura de Jaboatão não sinaliza a intenção de renová-lo. O decreto foi assinado num momento difícil, quando o município enfrentava índices pluviométricos muito acima da média.

Com o vencimento do decreto, várias construtoras já sinalizam interesse em investir pesado em empreendimentos imobiliários na região leste (litorânea) da lagoa. Os apartamentos seriam financiados pelo programa"Minha Casa Minha Vida", para pessoas com renda a partir de 5 salários mínimos. 

Com relação a infraestrutura, as construtoras estariam dispostas, inclusive, a fazer parcerias com o poder público e investir pesado em pavimentação e drenagem de ruas. Além disso, todo o esgoto produzido pelos empreendimentos seria tratado antes de ser despejado na lagoa. 

Vale lembrar que esses novos empreendimentos, além de melhorar a infraestrutura da zona sul, também poderiam gerar milhares de empregos, além de aumentar a arrecadação de impostos do município.

As construtoras estão otimistas, apesar de ainda enfrentarem resistência dentro da prefeitura, que estaria dificultando as licenças. O setor imobiliário reclama ainda da demora na conclusão dos estudos prometidos pelo prefeito Elias Gomes, que já deveriam estar prontos desde o mês passado. 

Minha posição pessoal é a favor dessas novas construções, desde que sejam feitas de forma planejada. Se o poder público não tem capacidade de investir sozinho em infraestrutura e projetos para a lagoa, melhor se unir a iniciativa privada. Prefiro a lagoa habitada de forma planejada do que da forma desordenada que é hoje em dia.

5 comentários:

DJALMA JUNIOR disse...

Discordo de você Herbert. Acho que é papel do estado cuidar daquela área transformando-a num grande espaço ecológico como a Rodrigo de Freitas e não entregando aos construtores que em nome "desenvolvimento" pensam só em vender. Não há uma preocupação com os impactos que serão causados com esses empreendimentos.

Herbert Fernandes disse...

Desde que haja uma ocupação planejada e de forma sustentável eu sou a favor, pois como eu já disse, melhor que a lagoa ser invadida, como está acontecendo há décadas. Seria uma ótima opção uma parceria entre o poder público e privado, como aconteceu no Paiva e acontece freqüentemente em projetos ambientais no RJ, como a dragagem do canal do Fundão, que deu bastante certo. É melhor habitar a lagoa de forma planejada do que deixar a desorganização que está hoje...

Ivahn M. disse...

Acredito que o papel da prefeitura deveria ser o de fiscalizar se de fato estão planejando sustentavelmente essas construções e se essa promessa de tratamento de fluídos realmente será aplicada, do contrário não sou a favor. Além disso, deveria ter um limite no que se refere a altura desses empreendimentos, no máximo 8 pavimentos, e aplicação de áreas verdes no entorno.

Herbert Fernandes disse...

Com relação ao limite na altura dos apartamentos, tenho conhecimento que serão de, no máximo, 4 andares, pois a área da lagoa não pode ter aranha céus. Com relação ao tratamento de esgoto, todos os empreendimentos imobiliários tipo conjunto habitacionais construídos hj em dia, precisam ter rede de coleta e tratamento obrigatoriamente.Pelas informações que recebi, esses conjuntos na lagoa já serão contemplados com rede de coleta e tratamento de esgoto. Bom, vamos aguardar... eu torço para que a área da lagoa começe a receber investimentos da iniciativa privada, pois daqui a pouco invadem tudo e será muito pior. Os ambientalistas que não moram aqui na lagoa não conhecem essa realidade e por isso criticam os investimentos nesta área. Mas para virem aqui defender a lagoa, ninguém aparece... essa é a verdade!

Franklin disse...

Tudo bem q as construtoras devam investir, mas é papel da prefeitura ( que é praticamente inoperante)prover a melhoria de vida para a população (inclusive o saneamento básico q ñ existe aqui). Pra fazer festinha de carnaval arruma-se dinheiro,mas pra melhoria para a população precisa-se de apoio de construtora! Balela !