quinta-feira, 21 de julho de 2011

Prefeitura de Jaboatão promete que problema da Rua Jangadeiro será resolvido definitvamente até o final deste ano

Ações emergenciais começaram a ser executadas hoje pela manhã

Imagem: Divulgação
Obras na Rua Jangadeiro foram retomadas. Serão investidos R$ 350 mil para a recuperação da via

Hoje estive reunido com o secretário executivo de pavimentação, drenagem e saneamento de Jaboatão, Elmo Freitas, que me explicou tudo que está sendo feito pela prefeitura para resolver os problemas de alagamento na Rua Jangadeiro, em Candeias.

O secretário explicou que o problema de alagamento na via acontece porque o nível da rua está baixo em relação à Lagoa Olho D'água e, quando a chuva é muito intensa, os canais próximos transbordam, alagando tudo e destruindo o asfalto. 

 O secretário reconhece que o problema só será resolvido definitivamente quando a lagoa for dragada (não existe previsão para início da dragagem), mas adiantou que as ações que estão sendo executadas pela prefeitura vão resolver grande parte dos transtornos e garantir a usabilidade da via mesmo em dias de chuva intensa.


O que será feito?
.
Drenagem - a prefeitura está abrindo galerias por vias paralelas a Rua Jangadeiro. Essas galerias levarão a água da Rua Jangadeiro até o Canal das Carolinas, evitando o acúmulo na área pública. Nosso blog visitou algumas dessas obras e constatou que o serviço está bem adiantado em alguns trechos. Já na Rua Jangadeiro, todo sistema de drenagem atual será modernizado. 

O secretário explica que, mesmo se a rua alagar quando o volume de chuvas for intenso, a água deverá secar em poucas horas, causando menos transtornos e não danificando o asfalto.

Recapeamento - após a conclusão dos serviços de drenagem, a prefeitura vai iniciar o recapeamento total da Rua Jangadeiro. O diferencial dessa vez, segundo o secretário, será no material e na técnica utilizada para dar mais durabilidade ao asfalto - "Como nesta localidade o solo é sensível, vamos usar um material mais resistente. Somado ao trabalho de drenagem que está sendo feito, mesmo se a rua alagar, o asfalto não vai ter buracos com facilidade" - garantiu.

Com relação a elevação do nível da rua, apenas o trecho próximo ao Residencial Piedade Life (que ficou baixo) será elevado. O restante da rua continuará no nível atual, desmentindo a afirmação inicial da prefeitura, que disse que toda a rua seria elevada - "Não podemos elevar o asfalto, pois as casas ficarão baixas. Vamos resolver o problema sem prejudicar a população" - esclareceu Elmo.

Obras emergenciais - enquanto a Rua Jangadeiro não fica pronta, a prefeitura de Jaboatão promete que fará trabalhos emergenciais para garantir a usabilidade da via. Hoje pela manhã, enquanto nosso blog visitava as obras, caminhões de sucção faziam a drenagem da água acumulada. Equipes de limpeza também estavam no local. Depois que a água secar, a prefeitura deverá tapar os buracos. 

O prazo para a revitalização total da via é até o final deste ano. Estão sendo investidos R$ 350 mil na recuperação da Rua Jangadeiro.

Um comentário:

Anônimo disse...

Compete a nós moradores e profissionais que trabalham no local cobrar das autoridades a efetiva execução do serviço.Nem deveria chegar a tal ponta,porém uma vez que está assim que seja bem realizado.
Parabéns à equipe de filmagem e reportagem pelo trabalho.
Sucesso e força !!!