domingo, 24 de julho de 2011

Famílias começam a deixar Lagoa Olho D'água. Mas área volta a ser invadida

Desapropriação das primeiras 300 casas da Lagoa Olho D'água começou há cerca de 30 dias

O Governo do Estado de Pernambuco está desapropriando as residências que foram construídas de forma irregular na margem leste da Lagoa Olho D'água, em Jaboatão dos Guararapes, como muitos de vocês que acompanham o blog já sabem. Todas as residências localizadas de 100 a 200 metros da lagoa (dependendo da área que sofrerá intervenção) será desapropriada. 

No total, pouco mais de 1200 famílias já foram devidamente cadastradas pela Companhia Estadual de Habitação de PE (CEHAB) e as primeiras 300 famílias já deixaram o local. Elas foram realocadas para apartamentos de interesse social, construídos em Cajueiro Seco, também em Jaboatão. 

Num passeio rápido pela lagoa, já é possível ver que muitas residências foram demolidas, algumas pelos próprios moradores, que aproveitaram para vender o que poderia ser reaproveitado. Até ai tudo bem. O problema é que a CEHAB não vem fazendo um trabalho sério de monitoramento da área já desocupada e alguns espetinhos estão invadindo novamente o local - "Parentes de algumas famílias que foram indenizadas estão reconstruindo as residências, achando que serão indenizadas. Algumas associações de moradores compactuam com as invasões, outras não" - denuncia uma pessoa da comunidade que pede para não ser identificada. 

O que está acontecendo já havia sido alertado pelo blog há muito tempo e o Governo do Estado sempre saia pela tangente, afirmando que o cadastramento era suficiente para evitar novas invasões. Pelo jeito não é suficiente e um trabalho mais sério de fiscalização precisa ser implementado na região. O espaço está aberto no blog para que o Governo do Estado explique o que será feito para evitar essas novas invasões na lagoa. 

Nenhum comentário: