terça-feira, 14 de junho de 2011

Ainda existem iguanas na Lagoa Olho D'água

Apesar da Lagoa Olho D'água estar totalmente degradada, sem área de preservação e com grande especulação imobiliária, alguns animais ainda conseguem se manter vivos no ambiente. Na tarde da última segunda-feira (13/06), nosso blog flagrou uma iguana tomando sol em cima de um muro. 

A iguana verde é um animal de hábitos diurnos, que se alimenta de insetos quando em sua fase jovem. Passa a comer folhas e frutos quando adulto, o que acontece por volta dos 18 meses. Ovípara, a fêmea deposita de 12 a 40 ovos em um buraco. Após 10 a 15 semanas, nascem os filhotes completamente verdes, que podem viver de 15 a 20 anos e ganham listras escuras pelo corpo com o tempo. Uma habilidade especial, que lhe confunde com o ambiente, chamada mimetismo, permite que a iguana possa  proteger-se melhor de seus predadores. 

Vale lembrar que a iguana é um animal selvagem, sendo proibida a caça ou criá-la em cativeiro (exceto com autorização do IBAMA). A pena para quem não respeitar a lei é de 6 meses a 1 ano de prisão, além de multa. Pena que a fiscalização na lagoa não existe e muitos desses animais são mortos diariamente.

Nenhum comentário: