terça-feira, 31 de maio de 2011

Gestão Elias Gomes se enfraquece politicamente após as chuvas

E Jaboatão começa a ganhar oposição... 

Durante muito tempo, a governo Elias Gomes (PSDB) vinha se destacando e acumulando índices razoáveis de popularidade. Após as chuvas que castigaram Jaboatão, os problemas de infraestrutura e saneamento vieram a tona. Hoje, a popularidade do prefeito já não é mais a mesma. As reclamações da população crescem a cada dia e até mesmo a oposição começa a sair do casulo e atacar a gestão. Neste artigo vou tentar explicar os fatos dos últimos dias que começaram a arranhar a imagem de um governo até então cotado (na visão de alguns) como o melhor de Jaboatão nas duas últimas décadas.

Popularidade em baixa

Se antes Elias Gomes estava com a popularidade em alta, sendo poupado inclusive pela mídia, que era cautelosa ao analisar ou criticar a sua gestão, depois das chuvas os problemas de Jaboatão se tornaram mais que aparentes e as críticas começaram de forma estrondosa. Todos os dias não faltam reclamações da população em jornais, sites, blogs, tvs e rádios. Nem a competente equipe de comunicação da prefeitura tem conseguido controlar as reclamações. 

Jaboatão se destaca cada vez mais negativamente, como um município sem qualquer infraestrutura, onde as obras importantes demoram ou não acontecem. Boa parte da população já duvida da mudança que o prefeito prometeu na campanha eleitoral.  A infraestrutura é o item mais criticado, seguido da inoperabilidade do governo, que demora até mesmo a executar ações emergenciais, como obras de tapa buraco e iluminação pública, por exemplo. 

Oposição se manifesta e começam as críticas

Nosso blog já abordou algumas vezes o fato de na Câmara de Vereadores de Jaboatão não haver oposição. Hoje, quase todos os vereadores são aliados do prefeito. Sem oposição a política fica sem sal, não existem críticas e motivação para o governo melhorar, por exemplo.

Pois bem... este cenário amigável (até demais por sinal) ainda predomina, mas alguns vereadores já começam a criticar abertamente a administração. É o caso do vereador Eliéser Costa (PRB), que vem se destacando por reclamar da falta de obras de infraestrutura no município. As críticas insistentes do vereador já começam a preocupar a gestão e render ao vereador alguns holofotes na mídia.

Já por parte dos partidos políticos, quem também não fica calado e faz questão de mostrar os problemas de Jaboatão é o ex-assessor de planejamento da prefeitura, Adelson Veras, também membro do PR e opositor feroz de Elias Gomes. Todas as semanas, Veras faz questão de fazer um levantamento das áreas críticas no município e divulga os resultados na imprensa. 

O PTB também passou a ter destaque na mídia nos últimos dias. O presidente da legenda em Jaboatão, o ex-vereador Luiz Carlos Matos, anda detonando a administração através de artigos de opinião enviados aos principais veículos de comunicação. Essa atitude vem causando certo mal estar entre Luiz Carlos Matos e os vereadores eleitos do PTB em Jaboatão, que defendem a gestão. Se Matos tem intenção em lançar seu nome para as eleições de 2012 ainda não posso afirmar, mas as críticas que ele andou fazendo também estão incomodando e contribuindo para a queda de popularidade de Elias Gomes.

A chuva não é do mal

Se o povo está reclamando insistentemente e a oposição começa a sair do casulo é sinal de que as coisas andam nada bem em Jaboatão. Os aliados do governo insistem na teoria da falta de sorte de Elias, que está enfrentando um inverno pesado. De fato é falta de sorte mesmo. Elias está administrando um município que foi castigado por anos pela falta de planejamento e investimento em infraestrutura. Qualquer evento adverso a cidade vira um caos. Ele pegou uma bomba realmente prestes a explodir. Contudo, a chuva não é motivo para a falta de planejamento estratégico também durante os 2 anos e meio da sua gestão. Muitas obras já poderiam ter acontecido, mas porque não saem do papel?

Falta de apoio e erros em licitações

Um dos motivos para a obras em Jaboatão não sairem do papel é fato da gestão tucana ser oposição do Governo Federal e Estadual. Elias Gomes tenta passar a idéia de parceiro, mas na prática essas parcerias não existem. Sem apóio dos governos Federal e Estadual, fica difícil resolver os problemas graves de infraestrutura e saneamento do município. Sobra vontade de fazer, mas faltam verbas.  Será que está faltando mais articulação política da gestão na busca por recursos?

Outro problema são os erros em licitações. Fontes seguras do blog  informam que essas falhas são constantes, abrindo brechas para as empresas entrarem com recursos, o que estaria atrasado obras como as de pavimentação de ruas. De acordo com nossas fontes, a licitação das empresas para a pavimentação das 1000 ruas prometidas por Elias já deveria ter acontecido desde o início do ano passado, mas os erros nos editais teriam atrapalhando tudo e deixado o prefeito bastante irritado. Num município sem infraestrutura como Jaboatão, o governo que não executa obras importantes também tem sua popularidade arranhada. 

Será que vai dar a volta por cima?

De fato, as fortes chuvas contribuiriam para a popularidade do prefeito cair drásticamente. A população não aguenta mais tantas promessas e pouca ação dos governos que passaram por Jaboatão. Com  lama, esgoto e buracos na porta de casa, a população quer soluções, que demoram para chegar. As críticas da imprensa, reforçadas pela oposição, também contribuem para que a imagem do atual governo fique desgastada. 

Como o inverno ainda nem começou, a tendência é que esse quadro político negativo se intensifique nos próximos 3 meses, forçando o gestão a tomar medidas com mais pulso firme. Ainda é muito cedo para uma análise mais certeira do futuro dessa gestão, mas se a demora para resolver as questões de infraestrutura continuar,  o governo Elias Gomes poderá perder ainda mais popularidade, ameaçando sua reeleição em 2012, principalmente se surgirem nomes fortes na disputa. 

Neste momento, cabe a nós esperarmos para ver se o governo continua com essa "política de tartaruga" ou se começa a trabalhar intensamente para tentar reverter o quadro, antes que seja tarde demais... 

Um comentário:

zemario disse...

Amo nosso municipio;gostaria que tivesse tuda a mil maravilhas , mas infelizmente é tudo de mal a pior e milagres não acontecem do dia pra noite ,hoje a gestão de Elias torna-se pior do que a de Nilton.