segunda-feira, 4 de abril de 2011

Em Palestra, prefeito de Jaboatão tranquiliza mercado imobiliário

O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes (PSDB) fez palestra, na última sexta-feira (01.04), no 4º Salão Imobiliário de Pernambuco, que foi realizado no Centro de Convenções, em Olinda. Elias falou sobre os desafios e oportunidades do município para empresários do setor imobiliário do estado.

Elias Gomes fez um relato da situação encontrada no município em janeiro de 2009. Para o prefeito, a falta de credibilidade nas gestões anteriores afastou investidores de Jaboatão. “Depois de poucos mais de dois anos de gestão, nós resgatamos a credibilidade e conseguimos trazer muitos investimentos”, disse Elias.


O Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável Jaboatão 2020 foi mostrado, com detalhes, pelo prefeito Elias Gomes aos empresários do setor imobiliário. “Posso dar meu testemunho que a Prefeitura mantém um diálogo com os investidores” disse Gustavo Dubeaux, da Construtora Moura Dubeaux, parceira de Jaboatão na implantação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) no município.


“Reconhecemos o esforço do prefeito Elias Gomes para reerguer Jaboatão. Hoje, sabemos que o município vive um outro momento”, disse Alexandre Mirinda, presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Pernambuco (Ademi). O 4 Salão Imobiliário reuniu 32 empresas do setor e levou cerca de 20 mil pessoas ao Centro de Convenções durante cinco dias. 

Problema de infraestrutura ainda afastam as construtoras

Apesar do prefeito estar tentando tranqüilizar o mercado imobiliário, muitas construtoras ainda encontram dificuldades para investir em Jaboatão. Na zona sul, os bairros de Piedade e Candeias, que são os mais valorizados e procurados, as construtoras deixam de investir em virtude da falta de infraestrutura e saneamento básico. Algumas construtoras já começa a fazer o papel do poder público, investindo em vias de acesso para os seus empreendimentos, o que acaba aumentando os custos e deixando o negócio menos atrativo.

Na área da Lagoa Olho D'água existem muitos terrenos disponíveis a novos empreendimentos imobiliários, mas sem ruas de acesso ou rede de esgoto, as construtoras acabam desistindo de construir.

Vale lembrar que a zona sul de Jaboatão está inserida no chamado Eixo do Desenvolvimento de Pernambuco. Muitas pessoas estão vindo morar nesta região, por ela estar perto do pólo industrial de Suape e ao mesmo tempo numa área com certa estrutura urbana. A especulação imobiliária vem crescendo e quase não se encontra imóveis para alugar ou comprar, por isso a necessidade de se construir novos imóveis. 

O desenvolvimento dessa região dependerá dos esforços do poder público em resolver as carências de infraestrutura e saneamento.  Hoje Jaboatão tem o título de 6ª pior cidade em saneamento do Brasil. Vencer essas barreiras é o desafio dessa gestão e das futuras. Só assim o mercado imobiliário finalmente poderá investir com tranqüilidade, nesta área que tem grande potencial.


Nenhum comentário: