quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Tartaruga marinha é encontrada morta em Candeias

Especialistas acreditam que tartarugas que nasceram na orla de Candeias há 20 anos estão voltando para desovar, o que explica grande número de animais neste trecho da praia

Do Diário de PE

Uma tartaruga marinha foi encontrada morta esta manhã na praia de Candeias, Jaboatão dos Guararapes. O animal pesa cerca de 50 kg. A informação foi confirmada pela diretoria de Meio Ambiente da Prefeitura de Jaboatão.

Este é o segundo quelônio que aparece morto na cidade, apenas esta semana. Nesta segunda-feira, uma tartaruga verde, de aproximadamente 12 anos, o que ainda é considerado muito jovem, foi encontrada morta por conta de redes de pescadores que a prenderam em Candeias. O animal media 0,8m x 0,50m de casco, 45 cm de laterais, além de pesar apenas 8,5kg e foi enterrado a 400m de um ninho onde outra tartaruga, da espécie cabeçuda, desovou na semana passada.

Desova - No dia 11 de fevereiro deste ano, uma tartaruga marinha da espécie cabeçuda desovou em Piedade, no quinto registro do tipo na faixa litorânea que vai da praia de Boa Viagem, no Recife, até Candeias, apenas este ano.

Segundo a Associação de Defesa do Meio Ambiente (Ademape), a época é propícia para o aparecimento desses animais possivelmente porque, há pelo menos 20 anos, um movimento semelhante ao que está acontecendo agora foi verificado, com um grande número de desovas na área. Como esses animais voltam ao local de nascimento para deixar, em média, 140 ovos por ninhada, isso está ocorrendo agora. Até o momento, tartarugas verde, olívia, pente e cabeçuda já apareceram na região.

Com informações da repórter Adriana Nolasco

Nenhum comentário: