segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Editorial do Jornal do Commercio destaca falta de saneamento em Jaboatão

O editorial do Jornal do Commercio de hoje, destacou mais uma vez os problemas causados pela falta de saneamento em Jaboatão. É a mídia e a população clamando por soluções efetivas para esse problema enorme, que aflige a segunda cidade que mais arrecada impostos no Estado de Pernambuco. Mas perece que os governantes são surdos, ou se fazem...

Confira o trecho do editorial:

Divulgado recentemente, o ranking da pesquisa Trata Brasil posicionou Jaboatão dos Guararapes em 11º lugar entre as cidades com mais de 300 mil habitantes onde a falta de rede coletora e de tratamento de esgoto contribuiu muito para o adoecimento da população em 2008. Por ano, de cada 100 mil moradores de Jaboatão, 219 foram hospitalizados com diarreia, doença que tem como uma de suas causas mais comuns a contaminação da água por dejetos como fezes humanas.

A relação de causa e efeito entre a ausência de saneamento ambiental e doenças é óbvia. Jaboatão só tem 8% dos moradores com acesso à coleta de esgoto, e, desses, 13% são servidos por uma rede que coleta e trata os dejetos. A maioria da população tem fossa no quintal ou despeja dejetos em córregos e canais. O maior risco de doenças ocorre quando a ligação é feita diretamente para rua, expondo a população à contaminação.

Comparativamente, em cidades mais bem saneadas, a taxa média é de 49 internações por cada grupo de 100 mil. No Recife, entre 2003 e 2008, a taxa de internação por diarreia foi de 102 por 100 mil habitantes. Em Olinda, de 104 e, em Paulista, 71. Recife e Paulista têm 37% das casas com coleta de esgoto. Em Olinda a cobertura é de 34%.

Um comentário:

ferraz disse...

A COMUNIDADE DO CONJUNTO DOM HELDER CAMARA PEDE SOCORRO AO PREFEITO ELIAS GOMES E SEUS SECRETARIOS, NAO AGUENTAMOS MAIS, E NEM SABEMOS MAIS A QUEM RECORRER.
É DESESPERO TOTAL