sábado, 16 de outubro de 2010

IBGE está desconsiderando a Lagoa Olho D'água no senso

A Lagoa Olho D'água parece que não existe no planeta, apesar de todo potencial econômico, imobiliário e turístico do local. Além de ser ignorada por governantes e não ter nenhuma infra-estrutura, mesmo tendo milhares de moradores, agora o IBGE parece estar desconsiderando alguns moradores da lagoa na contagem do senso. Até agora não apareceu nenhum recenseador em várias comunidades daqui. E a contagem em Jaboatão já está quase no final. 

Logo no início do processo, alguns recenseadores estiveram por aqui para fazer o mapeamento do local. Mas depois disso desapareceram. Nunca mais foram vistos, pelo menos na região onde moro. Será que os recenseadores estão deixando de fazer a contagem porque o IBGE não está pagando os salários?

Várias reclamações de recenseadores estão surgindo na mídia. O Gazeta Nossa publicou uma matéria de um profissional que se sente lesado pelo IBGE  (leia aqui), pois não recebeu o pagamento referente as residências que visitou. Depois dessa publicação, outros profissionais resolveram botar a boca no trombone e fizeram comentários afirmando que estavam na mesma situação: haviam trabalhado e não recebido.

Chata essa situação, heim? Não pagar os recenseadores e ainda ignorar algumas localidades... O último senso esteve aqui na Lagoa Olho D'água. Porque o atual, que dispõe de tecnologia avançada, como mapeamento de áreas por GPS, resolveu não passar por aqui? Será que esse senso que ignora algumas localidades é um retrato fiel do Brasil? Sei não...

Nenhum comentário: