segunda-feira, 13 de maio de 2013

Inverno chega, mas canais de Jaboatão continuam imundos

Canal da Rua Aniceto Varejão, em Candeias, está coberto por vegetação
Atualizado às 20h05 com a informação da data de início da limpeza dos canais mencionados na postagem. 

Março de 2012. Foi neste período do ano passado, ano de eleição, que o prefeito reeleito de Jaboatão, Elias Gomes (PDSB), anunciou uma grandiosa ação, nomeada "Operação Inverno", com o objetivo de minimizar os estragos provocados pela chuva. Foram 236 intervenções em toda cidade, além de obras avaliadas em mais de R$ 54 milhões. Entre as ações, a limpeza de todos os córregos e canais do município. Neste mesmo mês de março do ano passado, todos os canais da zona sul de Jaboatão já estavam limpos. A ordem era deixar a casa arrumada, para que as chuvas não ameaçassem a reeleição de Elias. 

Dias atuais. Maio de 2013, precisamente dia 13. Ano não eleitoral e a operação inverno atual conseguiu sequer limpar os canais, que acumulam além do lixo jogado pelos maus educados, muito mato, impedindo a passagem da água das chuvas.

Nosso blog fez um passeio rápido por alguns dos canais mais importantes de Jaboatão e não encontrou nenhum vestígio de limpeza. No canal das Carolinas, em Candeias, encontramos os próprios moradores limpando um trecho obstruído pela vegetação - "Temos que limpar porque o canal está quase transbordando. Faz mais de 1 ano que a prefeitura não limpa este canal" - nos conta o morador Francisco Amaral. 

Mais adiante, vistamos ainda o canal da Rua Aniceto Varejão. Lá também  não encontramos nenhum vestígio de limpeza e o canal estava completamente tomado por mato - "Estamos com medo da chuva começar, este canal não estar limpo e a água invadir nossas casas como em anos anteriores. O ano passado foi bom demais, limparam o canal 2 vezes em menos de 3 meses" - desabafou a moradora Teresa Torres.  Sem a limpeza do referido canal, a Rua Aniceto Varejão e transversais alagaram completamente pelo menos 3 vezes com as últimas chuvas. 

Nosso blog procurou a prefeitura de Jaboatão, que informou que a limpeza de todos os canais do município serão finalizadas no final deste semestre. A prefeitura disse ainda que já efetuou a limpeza do Canal de Setúbal, o maior e mais importante da zona sul de Jaboatão. Sobre os canais mencionados na postagem, a prefeitura de Jaboatão disse que limpeza deles começa dia 21 deste mês. 


Nenhum comentário: