sexta-feira, 15 de março de 2013

Jaboatão promete construir 15 novas escolas municipais

Deste total,  município pretende entregar 7 escolas até junho deste ano

Ainda concluindo as tramitações para formalização da doação de terreno ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) para a instalação de uma Escola Técnica Federal no município, a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes adquire novos terrenos para a construção de mais 12 escolas. Essas intervenções fazem parte de um conjunto de obras que até o final deste ano totalizarão 15 novas escolas, entre inauguradas e em execução. Os investimentos ultrapassam a casa dos R$ 20 milhões, verbas do município e dos governos estadual e federal.

Empenhado na expansão da rede municipal de ensino, o secretário executivo de Educação, Francisco Amorim, estima que até o próximo mês de junho inicie as inaugurações de mais sete escolas. Isso significará a oferta de 40 novas salas de aula e a oportunidade de inserir mais de 2.160 alunos. As unidades estão situadas no Conjunto Marcos Freire, Jardim Prazeres (dois prédios), Barra de Jangada, Dois Carneiros, Jardim Jordão e Cavaleiro.

Durante os três primeiros meses deste ano, a Prefeitura iniciou novas obras para melhorar a infraestrutura das unidades de ensino. Até abril, serão reformados 40 prédios.  Para a realização desses trabalhos, foram investidos mais de R$1,8 milhão.  Além disso, cinco quadras serão construídas e outras quatro serão beneficiadas com a implantação da cobertura, que se encontram em fase de licitação. Com isso, mais de 7.900 alunos serão beneficiados também com a melhoria do lazer e do esporte no ambiente escolar.

Fundo Municipal

Jaboatão terá em breve uma nova ferramenta para o gerenciamento dos recursos na educação. O prefeito Elias Gomes assinou, no início deste ano, o decreto que cria o Fundo Municipal da Educação. A iniciativa fará com que a verba destinada à referida área, que é encaminhada ao caixa da Prefeitura, seja direcionada diretamente ao Fundo, o que dará mais autonomia no direcionamento dos investimentos, a exemplo da construção das quadras e das novas escolas. O projeto está aguardando a aprovação pela Câmara dos Vereadores.

Nenhum comentário: