segunda-feira, 18 de março de 2013

Leitor envia imagens do seu arquivo pessoal que revelam como era a praia de Candeias nos anos 70

Faça uma viagem no tempo e saiba como era a orla de Jaboatão dos Guararapes pouco antes da construção dos primeiros arranha-céus

O leitor Joberto Torres atendeu ao pedido do blog e enviou algumas imagens do seu arquivo pessoal, fotos da década de 70, que revelam como era a orla de Jaboatão dos Guararapes: faixa de areia extensa, nenhum arranha-céu, sem avanço do mar, além de muitos coqueiros que compunham a paisagem bucólica. 

Quase todas as imagens foram feitas onde existe hoje o Edifício Mônica, nas proximidades do Bompreço de Candeias. Confira como era este trecho da praia com fotos tiradas de vários ângulos:
Imagem Joberto Torres (arquivo pessoal). Praia de Candeias, em Jaboatão dos Guararapes, no ano de 1970.

Diferente da imagem acima, a imagem a seguir mostra o mesmo trecho da praia de Candeias dois anos mais tarde, em 1972. Perceba que boa parte da vegetação já não existe mais. Foi nesta época que começou as construções dos primeiros edifícios na orla de Jaboatão:
Imagem: Joberto Torres (arquivo pessoal). Praia de Candeias, em Jaboatão dos Guararapes, no ano de 1972.
Visão da faixa de areia da praia de Candeias (sentido Recife) entre 1972 e 1973
Esta outra imagem, entre os anos de 1972 e 1973, mostra a construção dos primeiros edifícios na orla de Candeias:

Imagem: Joberto Torres. Praia de Candeias, em Jaboatão, no ano de 1972
A nossa última imagem é de 1983 e revela a praia de Candeias na altura do antigo e famoso restaurante Candelária (que hoje não existe mais), quase no final da Av. Bernardo Vieira de Melo, sentido Candeias/Barra de Jangada. Nesta imagem já é possível ver algumas construções e ausência quase que total dos coqueirais existentes 13 anos atrás.

Imagem: Joberto Torres. Praia de Candeias, em Jaboatão, em 1982.
E você nosso leitor, curtiu? Você tem algum registro das praias de Jaboatão no passado e quer fazer como o Joberto e compartilhar com a gente? Então envie suas imagens ao blog através do e-mail: lagoaolhodagua@gmail.com e ajude a manter viva a memória do nosso município. E valeu Joberto pelas imagens e por compartilhar estes momentos da história de Jaboatão com a gente! 

Nenhum comentário: