sábado, 22 de dezembro de 2012

Novas secretarias em Jaboatão: o que muda com a nova estrutura organizacional?


Ontem a tarde, a prefeitura de Jaboatão apresentou o novo modelo de secretarias em Jaboatão. Pelo organograma apresentado, 8 secretarias principais vão controlar outras 26 secretarias executivas. Os secretários destas 8 secretarias também já foram apresentados (clique aqui e conheça cada um deles). Mas afinal, o que mudou, o que este novo modelo pode trazer de benefícios à sociedade?

Analisando no ponto de vista organizacional, a nomeação de 8 secretários de total confiança do prefeito vai apenas auxiliá-lo na gestão das diferentes áreas do município. É como se estes super secretários fossem gestores e fiscalizadores das secretarias executivas (educação, saúde, esportes, lazer, meio ambiente etc), que vão continuar existindo. Desta forma, ao invés de ter 26 secretários com poder de decisão, o prefeito terá apenas 8 pessoas de confiança o auxiliando no controle da gestão. A ideia é centralizar a decisão nas mãos de poucos, fazendo o governo ter total controle político da administração pública

Isto pode ser positivo, pois tendo em vista a complexidade das pessoas que fazem política em Jaboatão, manobras políticas com o intuito de prejudicar a gestão e a governabilidade seriam evitadas, dando mais "agilidade" a gestão (entenda gestão como serviços públicos, obras, investimentos, planejamento, etc). Mas também pode ser negativo se os super secretários forem "vaidosos", não souberem administrar pessoas e áreas com competências tão diferentes. Neste caso, determinadas áreas do governo poderiam ser totalmente prejudicadas, afetando diretamente serviços públicos e a população. 

Outro ponto polêmico desta junção de secretarias era a mistura de secretarias como as de saúde e educação, por exemplo. Temia-se que 1 único secretário não tivesse todas as competências para administrar duas áreas tão complexas e distintas. Este ponto crucial foi finalmente exclarecido. Na prática, as secretarias de educação e saúde continuarão existindo como secretarias executivas, subordinadas a super Secretaria de Políticas Sociais Integradas. Ou seja, o super secretário vai apenas gerir essas secretarias no ponto de vista político-administrativo.

E a tão falada economia de 20% dos custos com a "redução" das secretarias? Bom, este quesito não foi explicado pelo prefeito Elias Gomes e muita gente acredita que tal formato represente maiores custos já que, na prática, a quantidade de secretarias aumentou (8 secretarias + 26 executivas = 34 estruturas administrativas no total). 

Não houve mudanças

Com relação aos escolhidos pelo prefeito Elias Gomes para compor as 8 super secretarias, não houve mudanças significativas. Alguns atuais secretários, como Evandro Avelar, Mirtes Cordeiro e Fátima Lacerda, continuam com o mesmos postos. Os demais, já atuavam na prefeitura em outras áreas e foram promovidos. 

Sem mudanças nos nomes, será que poderemos ver mudanças significativas na gestão e avanço de algumas áreas sensíveis, como as de infraestrutua, saneamento e planejamento urbano, que quase nada avançaram? É a pergunta que todos estão se fazendo...

Conheça a estrutura administrativa das novas secretarias de Jaboatão no slide abaixo: 



Nenhum comentário: