quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Alerta: assoreamento da Lagoa Olho D'água alcança índice preocupante

 Com a lagoa assoreada, as garças conseguem ficar de pé, no centro da lagoa

O assoreamento da Lagoa Olho D'água alcançou índices tão preocupantes, que o problema já pode ser visto a olho nú. Hoje pela manhã, nosso blog flagrou garças em pé, em cima do espelho d'água, mais ou menos no centro da maior e mais abandonada lagoa de formação de restinga em área urbana do Brasil. 

Tentei aproximar a imagem o máximo que pude e como vocês podem ver, a lagoa possui apenas alguns centímetros de profundidade, o que possibilita que as garças fiquem de pé no centro da lagoa, que está entupida de lama e lixo.

Cientificamente, estima-se que a Lagoa possua cerca de 80 centímetros de profundidade, mas esse número vem diminuindo rapidamente com o passar dos anos.

CONSEQUÊNCIAS DO ASSOREAMENTO

Mesmo com a limpeza que a prefeitura de Jaboatão está realizando no Canal de Setúbal, Com a Lagoa Olho D'água assoreada, a água da chuva não terá para onde escoar durante o inverno mais pesado. Resultado: toda a zona sul de Jaboatão poderá ficar totalmente alagada durante dias, inclusive  os principais corredores, como as Av. Ayrton Senna, Castelo Branco, entre outras.

Além disso, todo ecossistema da região está ameaçado, o que pode trazer desastres naturais para a população, como enchentes, alagamentos, pragas, doenças, etc.

REVITALIZAÇÃO NÃO INCLUI DRAGAGEM DA LAGOA

Até o momento, o projeto de revitalização da Lagoa Olho D'água, que está sendo executado pelo governo do Estado a passos de tartaruga, não inclui a dragagem da lagoa, que seria a retirada de lama e sedimentos através de uma draga, recuperando a profundidade normal da lagoa, que seria de 8 metros.Ou seja, o principal está sendo ignorado.

Quando tivermos tragédias de grande proporções, quem sabe os governantes façam algo? 

.

Um comentário:

Unknown disse...

Povo burro esse do Estado. Não incluir a dragagem da lagoa no projeto é incrível. Quando tiver todo mundo no sufoco, ai eles se ligam. A chuva vem ai, e cada dia com mais força.