sábado, 7 de agosto de 2010

Em Agosto, chuva deverá ser intensa no Grande Recife

 Imagem da Praia de Piedade, Jaboatão

O instituto de meteorologia (Inmet), diz que vai chover forte no mês de agosto na região metropolitana do Recife. O instituto prevê precipitações acima dos 200 milímetros para esse mês, ou seja, muita água! Do início do mês até hoje, já choveu cerca de 30 milímetros.

Como os ventos e marés são mais fortes no mês de agosto, os problemas causados pelos alagamentos deverão ser mais intensos, pois quando a maré está alta fica difícil o escoamento da água da chuva. Problema que se agrava, principalmente, nos lugares sem infra-estrutura.

Na zona sul de Jaboatão, o problema se intensifica em virtude do assoreamento da Lagoa Olho D'água, que hoje tem menos de 80 cm de profundidade, não tendo capacidade de absorver a grande quantidade água da chuva. Resultado: alagamentos, doenças, prejuízos e transtornos para toda população. Estima-se que 200 mil pessoas são prejudicadas, direta ou indiretamente, durante do inverno nessa localidade.

Para acabar com os alagamentos em Piedade, Candeias, Barra de Jangada, Pontezinha e outras dezenas de comunidade na Lagoa Olho D'água, seria necessário investimento em obras de infra-estrutura, saneamento, além da dragagem da lagoa. 

No momento, o Governo de Estado está elaborando um projeto preliminar para urbanização da Lagoa olho D'água, que deve custar cerca de 59 milhões de reais e ainda não tem previsão para início e término. 

Já a prefeitura de Jaboatão, até o momento, não apresentou nenhum projeto para a localidade.  

Nenhum comentário: