segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Novos Empreendimentos Imobiliários perto da Lagoa Olho D'água

Na foto é possível ver como ficará o conjunto e logo atrás a Lagoa Olho D'água


O atual investimento do Governo Federal em habitação deu uma guinada no setor imobiliário. Vários empreendimentos voltados para o público da classe C (maior parte dos brasileiros) estão sendo construídos. Se por um lado a democratização e acesso à moradia se expande, realizando o sonho da casa própria de milhares de famílias; por outro, as cidades parecem não acompanhar o crescimento do mercado imobiliário, permanecendo com a infra-estrutura deficiente e insuficiente para atender a esses novos moradores (e antigos também, diga-se de passagem).

Inserido nesse contexto, mais um conjunto habitacional começa a ser erguido nas proximidades da Lagoa Olho D'água. Da construtora MRV Engenharia, o "Praia de Piedade Condomínio Clube" terá 864 apartamentos. Considerando que cada família seja composta por 4 membros, o conjunto habitacional em questão teria, em média, 3456 habitantes. Somados a mais 3 mil do seu vizinho "Piedade Life" (que já está sendo construído), teríamos cerca de 7 mil habitantes, ou seja, uma grande densidade demográfica numa região sem infra-estrutura.

Esse número seria admissível se estivéssemos tratando de uma área com infra-estrutura eficiente: água encanada, rede de esgoto, pavimentação, ruas e avenidas bem planejadas, etc. Mas no local onde estão sendo construídas essas moradias, o mínimo que podemos esperar é o caos, caso não seja investido em serviços básicos.

Abaixo cito alguns problemas do local que devem ser considerados pelos gestores públicos e responsáveis pelos empreendimentos:

  • A Avenida Aniceto Varejão, único acesso a esses empreendimentos é mal planejada, alaga quando chove, sendo interrompida por uma antiga invasão, antes mesmo de chegar aos referidos condomínios. Logo adiante a rua se transforma em um canal, que passará do lado do Piedade Life, ou seja, dificilmente o acesso será pela Aniceto Varejão;
  • A maior parte das ruas ao redor dos futuros condomínios não são pavimentadas;
  • Não existe rede de esgoto no local;
  • O local não dispõe de água encanada suficiente nem mesmo para os moradores já existentes. A falta d'água é constante e o aumento da demanda só pioraria a situação. Os canos da Compesa que passam pela Aniceto Varejão são para abastecer o Conjunto Dom Hélder e algumas comunidades ao redor da lagoa. De acordo com engenheiros da própria Compesa a pressão não é suficiente para abastecer nem mesmo esses locais. Seria necessário um grande intervenção na área, com a ampliação do fornecimento do distrito 5. O projeto já existe mas nem Deus sabe quando ele sairá do papel.
O que toda a população que já vive no local espera é empenho por parte das construtoras e da prefeitura na hora de planejar essas habitações, pois a questão de infra-estrutura deve ser tratada como prioridade. Não adianta construir um imóvel numa área precária e penalizada pela falta de investimentos em saneamento, pavimentação, etc. Estamos torcendo para que essas novas moradias tragam benefícios ao local, não transtorno. O blog está aberto para as considerações da TENDA e da MRV (lagoaolhodagua@gmail.com).


COMENTE ESSE POST CLICANDO EM COMENTÁRIOS. SUA PARTICIPAÇÃO É MUITO IMPORTANTE!



Nenhum comentário: