domingo, 15 de novembro de 2009

Incêndios na Lagoa Olho D'água Matam Aves e Animais

Sol forte, vegetação seca, aves migrando. O verão chegou e com ele o aumento dos incêndios criminosos na lagoa na Lagoa Olho D'água, em Jaboatão. Não precisa andar muito para ver a vegetação de restinga consumida pelas queimadas, que essa época do ano passam a acontecer com mais freqüência, matando aves e animais.

Essa semana, uma cena lamentável aconteceu. Um grande incêndio na Lagoa matou algumas aves
carbonizadas. Elas faziam ninhos na vegetação . Só foi possível descobrir a gravidade do incêndio quando um cachorro trouxe para a rua algumas aves mortas e queimadas. Não havia sobrado quase nada delas. Morreram pelo simples fato de fazerem seus ninhos numa área que, apesar de ser de proteção ambiental, não existe nenhum órgão que a proteja. Uma grande área perto da cidade entregue ao nada, sem lei, onde as pessoas fazem o que bem entendem.

Uma semana antes desse incêndio, outro havia matado alguns animais. Os moradores reclamam que as queimadas criminosas são freqüentes: "Quando menos esperamos está tudo cheio de fumaça. Até as cobras fogem da lagoa e entram nas casas tentando se proteger" - denuncia um morador, que diz não saber a quem recorrer nesses caso. "Não adianta chamar o IBAMA, eles não vêm. Se você liga para a polícia ambiental eles ficam jogando para o IBAMA e não atendem o chamado. A prefeitura também não aparece por aqui" - desabafa.

Enquanto os órgãos responsáveis pela fiscalização não fazem o seu trabalho, animais morem e cidadãos assistem a tudo sem poderem fazer nada. Mais um triste e lamentável capítulo na história da maior lagoa de formação de restinga em área urbana do Brasil: a abandonada Lagoa Olho D'água...





Um comentário:

Ricardo disse...

Essa coisa de proteção da natureza é bem mais complicada do que as pessoas acham que é... Quem estiver vivo daqui a uns 7 a 10 anos vai ver que a coisa é muito mais grave do que acham, do jeito que a coisa vai indo... Se em cinco anos não fizerem nada para mudar esse quadro, eu digo isso em visão mundial vai ser bem tarde.

Um Abraço a todos.
Ricardo