quinta-feira, 18 de julho de 2013

Esgoto na orla: prefeitura de Jaboatão explica o que está fazendo para acabar com o problema

A prefeitura de Jaboatão entrou em contato com o blog através de sua assessoria de imprensa para informar à população as providências que estão sendo adotadas para acabar com o problema de esgoto que está sendo despejado indiscriminadamente na orla de Candeias, como noticiou nosso blog no último dia 09.

De acordo com a  prefeitura, na última segunda-feira (15), uma equipe de técnicos esteve na orla para iniciar um trabalho de identificação dos prédios que estão despejando esgoto na praia. Esta etapa durará 20 dias, pois vários condomínios e galerias pluviais na localidade serão vistoriadas. 

Em seguida, os síndicos dos prédios que estão despejando o esgoto na praia serão notificados e terão um prazo (não informado) para resolver o problema. 

Como a área não tem saneamento (Jaboatão possui apenas 1,7% de coleta e tratamento de esgoto), muitos prédios e residências da zona sul desviam o esgoto para a rede de água pluvial, que é desembocada diretamente no mar ou na Lagoa Olho D'água (posteriormente os dejetos seguem sem tratamento da lagoa para a praia de Barra de Jangada, do mesmo jeito). 

Concluído: a prefeitura está jogando a responsabilidade de resolver a precária infraestrutura de saneamento na mão dos edifícios, quando muitos desses condomínios ou residências não tem para onde mandar o esgoto porque Jaboatão não tem sequer rede coletora. Como eles podem resolver o problema sozinhos? 

Este caso na praia de Candeias é apenas um caso visível do grave problema de saneamento que Jaboatão enfrenta. É um caso que vem despertando interesse da opinião pública, mas o buraco é bem mais embaixo, como diz o dito popular... 

Vamos agora aguardar para ver se a prefeitura vai encarar o problema do saneamento com responsabilidade ou dar aquele velho jeitinho que conhecemos bem de apenas desviar o esgoto da praia para uma outra galeria pluvial, que desta vez desemboque num canal bem longe da praia, numa comunidade carente qualquer, a qual a opinião pública esteja pouco se lixando... 

Nenhum comentário: