quarta-feira, 31 de julho de 2013

Conversa de pescador ou não é melhor ficar ligado nos tubarões nas praias de Jaboatão

Imagem: Marcelo Ferreira (divulgação)
Será que o barulho da draga e de máquinas não estaria estressando os tubarões?
Nos últimos dias, tenho conversado e recebido alguns e-mails e mensagens de leitores alertando ao risco de ataques de tubarão na orla de Jaboatão. Em aluns relatos, leitores vem me passando que  recentemente, tubarões estão chegando cada vez mais perto das praias e dos banhistas. Este fenômeno, também está sendo observado e relatado com frequência por pescadores antigos da praia de Candeias. 

Sendo história de pescador ou não, o que me fez escrever este post foi a necessidade de alertar e tocar num assunto até então não mencionado: o desequilíbrio ecológico causado pelas obras de engorda das praias de Jaboatão. Não que eu seja contrário as obras, mas os impactos que elas estão causando no meio ambiente, infelizmente, não foram debatidos ou discutidos com população. 

A prefeitura deixou de dizer, por exemplo, o que será feito com os corais de arrecifes entre os hotéis Golden Beach e Dorisol, que estão muito próximos da orla, abaixo do nível da praia por causa da erosão e possivelmente serão aterrados por toneladas de areia, prejudicando ainda mais o ecossistema da região. 

Também não ficou muito claro como a alteração das correntes marinhas e o barulho das obras estão afetando a fauna marinha e animais como tubarões, por exemplo. Será que o barulho provocado pelas máquinas e draga não estaria estressando ainda mais os tubarões (que são super sensíveis ao som) e aproximando-os ainda mais da costa? 

São questões que precisam ser debatidas, pois a obra, apesar de importante, deve causar impactos ambientais relevantes e irreversíveis. E enquanto os debates não se iniciam (pode ser que nem aconteçam), o melhor é ficar atento a possibilidade de aproximação dos tubarões nas praias  de Jaboatão neste período de obras e não se arriscar, sendo tudo isso conversa de pescador ou não. 

Nenhum comentário: