segunda-feira, 15 de julho de 2013

Consulta popular em Jaboatão: 1/3 das urnas já foram apuradas

OAB Jaboatão acompanhou o processo e disse não ter percebido incidentes. Órgão disse ainda que consulta foi representativa

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - seccional Jaboatão - que acompanhou o processo da consulta popular que aconteceu na última sexta-feira (12) no município, informou hoje que ação da prefeitura foi representativa, tranquila e não houve incidentes.


“Se levarmos em consideração que a Consulta foi realizada em uma sexta-feira, dia em que a população trabalha e o voto não é obrigatório, chegar ao número de 66 mil pessoas participando é algo bastante positivo”, disse Paulo de Tarso, presidente da OAB de Jaboatão. 

Ainda de acordo com Tarso, uma comitiva de advogados da OAB esteve nos principais centros urbanos de Jaboatão para acompanhar a consulta. “O sistema de consulta é um meio democrático e a Prefeitura fez uma utilização correta da ferramenta. Observamos a maneira em que a as pessoas foram abordadas e pudemos constatar que todo o processo foi realizado de forma ordeira, sem nenhum incidente, tendo a população se manifestado livremente”, ressaltou. 

Apesar da OAB Jaboatão ter avaliado a consulta popular como positiva, nas redes sociais internautas denunciam que houve manipulação e "votos" repetidos, já que era preciso apenas apresentar documento de identidade para opinar, o que possibilitava que a mesma pessoa pudesse votar várias vezes em urnas diferentes. Votos repetidos altera o resultado da consulta.

Existem ainda informações de que o governo municipal teria orientado cada funcionário da prefeitura a levar 15 pessoas para a consulta. Como a prefeitura de Jaboatão tem milhares de funcionários, boa parte dos votos não teria sido espontânea... A prefeitura não comentou os rumores das redes sociais até o momento.

APURAÇÃO - No último fim de semana, uma equipe de funcionários da Prefeitura esteve na sede do órgão municipal para a realização dos trabalhos de contabilização da consulta. Dos 66 mil votos foram apurados mais de 22 mil cédulas. De acordo com os dados, os cidadãos escolheram no item Transportes, o aumento de linhas de ônibus (43%), como principal serviço a ser intensificado. Na área de Segurança, a instalação de câmeras de monitoramento é o principal anseio da população até o momento, com 42%. Em Meio Ambiente, a alternativa mais indicada foi à ampliação de áreas mais verdes, com 42%. Já em Competitividade, cursos de qualificação profissional obteve 43%.



Ainda esta semana, o resultado total será divulgado. Mais de duas mil pessoas trabalharam na organização da Consulta Popular, entre funcionários da Prefeitura e voluntários. Para isso, foram espalhadas mais de 500 urnas em todos os bairros do município.

VOTAÇÃO PELA INTERNET - Quem não teve a oportunidade de participar da consulta popular do último dia 12/07, poderá responder o questionário pelo hotsite www.consultapopularjaboatao.com.br. A votação estará disponível até a próxima sexta-feira (19/07). Para votar, é necessário informar o número do CPF e cadastrar um endereço de e-mail válido.

Nenhum comentário: