sexta-feira, 12 de julho de 2013

Acontece em Jaboatão (12/07/2013)...

Caixinha de sugestões -  acontece hoje (12) em Jaboatão a consulta popular que nosso blog apelidou carinhosamente de "caixinha de sugestões" de Elias Gomes, igual a essas caixinhas que tem nos supermercados... A ideia (mais midiática do que realmente útil) é espalhar 500 urnas em todo município, onde a população poderá sugerir melhorias à gestão, obras, etc. A prefeitura garante que irá ler todas as sugestões e encaminhá-las para solução. Ok, se para resolver um problema ou solicitar algo para a prefeitura presencialmente já não funciona em 80% dos casos, imagine desta forma? Vamos fingir que acreditamos...

Os gastos das caixinhas de Elias -  nos bastidores do poder comenta-se ainda que essas caixinhas de sugestões sairão caro para o município, isso porque uma grande agência de publicidade teria sido contratada para bolar a estratégia de comunicação, a "ação promocional" e toda identidade visual do "evento", se assim podemos dizer... O possível valor exato desta despesa não foi divulgado (neste caso já sugiro on line e gratuitamente mais transparência), mas já tem gente dizendo que as caixinhas de Elias não sairão barato para o contribuinte...  (LEIA A RESPOSTA DA PREFEITURA)

Credibilidade da defesa civil na berlinda - A credibilidade dos números divulgados pela defesa civil de Jaboatão foi colocada na berlinda pelos vereadores do município, que convocaram o secretário Elmo Freitas para dar explicações na plenária. Muitos vereadores não acreditam nos baixos números divulgados pela defesa civil de Jaboatão e quiseram saber os detalhes e procedimentos utilizados pelo órgão. O secretário explicou que este ano já choveu 10 vezes mais que no ano passado e que a previsão é de que a defesa civil invista R$ 60 milhões em prevenção até o final do ano. Sobre as áreas alagadas (as que possivelmente não são contabilizadas como ocorrência), Elmo disse que este é um problema sério, que a prefeitura vem resolvendo com a limpeza de canais e desobstrução de galerias. 

Zona azul em Jaboatão - está em tramitação na Câmara de Vereadores um projeto de lei que cria estacionamentos pagos nas ruas de Jaboatão. Apesar da lei ter como intuito disciplinar o trânsito e gerar mais recursos aos cofres públicos, alguns vereadores foram contra, pois para implementar o sistema seria necessário um financiamento de valor não divulgado com o BNDES. Os vereadores contrários acreditam que existem outras prioridades no momento e que a colocação de mais guardas nas ruas já resolveria o problema. Concordo em parte com os vereadores, pois a cobrança de estacionamento reordenaria o trânsito e, ao mesmo tempo, geraria mais recursos aos cofres públicos, que poderiam ser investidos na reorganização do trânsito de Jaboatão. Hoje, a 2º maior cidade de Pernambuco não tem sinalização eficiente, as faixas de pedestres não existem em todas as ruas e os guardas de trânsito evaporaram. Um verdadeiro caos! Com relação ao financiamento para implementação do projeto, o próprio valor cobrado aos motoristas poderia ser destinado inicialmente ao pagamento do financiamento junto ao BNDES. Simples assim! 

Nenhum comentário: