quinta-feira, 2 de maio de 2013

Obra de engorda da orla de Jaboatão interdita acesso à praia de Piedade

  Imagem: Manoel Brito 
Tubulação que será utilizada para a engoda da orla de Jaboatão se estende por mais de 1 quilômetro na faixa de areia da praia de Piedade
A obra de contenção de avanço do mar e engorda na orla de Jaboatão começa a mudar o cenário do único trecho de praia que ainda pode ser utilizado pela população. Da Igrejinha de Piedade ao Hospital da Aeronáutica, já na divisa com o Recife, mais de 1 quilômetro de tubulação é soldada em plena areia. É por estes tubos que a areia trazida por navios será transportada até a praia, fazendo o aterro dos trechos afetados pela erosão marinha. 

É inevitável que uma obra deste porte não traga transtornos, mas leitores do blog tem entrado em contato para denunciar possíveis abusos da empresa responsável pelo projeto. De acordo com as denúncias, nenhuma passagem foi deixada para que o pedestre pudesse ter acesso, a partir do calçadão, a parte mais baixa da praia  - "Entendo que toda obra pode trazer transtornos, mas fechar a praia, aí já é demais. Entre a Igrejinha e o Hospital da Aeronáutica não foi deixado nenhum acesso" - reclama o frequentador da orla Manoel Brito, que enviou fotos ao blog mostrando o que está acontecendo.

Nas imagens é possível ver ainda que a tubulação de ferro está sendo sustentada apenas por areia, podendo ceder, rolar praia abaixo e acidentar os banhistas que ainda conseguem entrar na praia e caminham mais perto do mar. Existem reclamações ainda de que em alguns momentos, seguranças da empresa bloqueiam totalmente o acesso da praia.

Já os comerciantes da orla estão desesperados, pois não podem mais trabalhar. Muitos agora se amontoam nas imediações da igrejinha de Piedade, mas temem que a área também seja interditada. 

Nosso blog entrou em contato com a prefeitura de Jaboatão, que informou que a interdição da orla é provisória e que nos próximos meses, sem dizer exatamente quando, o acesso a praia será totalmente liberado. Ainda de acordo com a prefeitura, a partir de hoje a tubulação que está sendo soldada na areia começará  a ser transportada para o mar. A prefeitura disse ainda que a draga que aspirará a areia do mar aos navios já se encontra em Pernambuco e que em breve o trabalho de dragagem terá início. A previsão é de que a obra esteja totalmente concluída em agosto deste ano. 

Confira a galeria de imagens com o andamento da obra. As imagens são do nosso amigo internauta Manoel Brito:

Nenhum comentário: